-
Miss Ciclone and The Modern Art Week ||Miss Ciclone e a Semana de Arte Moderna
- Voltar
Metadados
Descrição
The article thematizes the figure of Daisy, a young normalist who attended a garçonnière maintained by Oswald de Andrade, on Rua Libero Badaró, in São Paulo, in 1918, a few years, therefore, of the Week of Modern Art that took place in 1922. There, a book is produced by several hands, a collective diary, O perfeito cozinheiro das almas d’este mundo, which was only published in the 1980s in a facsimile edition and was later incorporated into the Complete Works of Oswald de Andrade. In the diary, Daisy writes under the pseudonym Miss Ciclone. And she ends up becoming the center of the book, as the guys who write in the book are all fascinated by the mysterious femininity that Miss Ciclone represents. Oswald's lover at the time, Daisy died of an abortion in 1919. The Miss Ciclone case leads to reflections on the position of women in society at the time and, in particular, the absence of female representatives in Literature at the Modern Art Week. The article seeks to demonstrate how patriarchy was stronger than the innovations that were exposed at the Modern Art Week.||O artigo tematiza a figura de Daisy, uma jovem normalista que frequentou uma garçonnière mantida por Oswald de Andrade, à Rua Libero Badaró, em São Paulo, no ano de 1918, alguns poucos anos, portanto, da Semana de Arte Moderna que aconteceu em 1922. Lá se produz um livro a várias mãos, um diário coletivo, O Perfeito cozinheiro das almas deste mundo, que veio a ser publicado apenas na década de 1980 em edição fac-similar sendo, mais tarde, incorporado às Obras Completas de Oswald de Andrade. No diário, Daisy escreve sob o pseudônimo de Miss Ciclone. E acaba por se tornar o centro do livro, já que os rapazes que escrevem no livro são todos fascinados pela feminilidade misteriosa que Miss Ciclone representa. Amante de Oswald à época, Daisy vem a falecer de um aborto em 1919. O caso Miss Ciclone leva a reflexões acerca da posição das mulheres na sociedade da época e em particular às ausências de representantes femininas na Literatura na Semana de Arte Moderna. O artigo procura demonstrar como o patriarcalismo foi mais forte que as inovações que foram expostas na Semana de Arte Moderna.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Almeida, Tereza Virginia de
Data
11 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/article/view/94516 | 10.5007/2176-8552.2023.e94516
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2023 outra travessia
Fonte
outra travessia; v. 2 n. 36 (2023): Modernismo brasileiro 100+1: crítica, heranças, perspectivas (vol.2); 62-77 | 2176-8552 | 1807-5002
Assuntos
Modernismo brasileiro | diário coletivo | Miss Ciclone | Modernismo brasileiro | diário coletivo | Miss Ciclone | Brazilian modernism | collective diary | Miss Ciclone
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion