Descrição
This article analyzes the introduction of mixed school in the French educational context, problematizing the current challenges for an egalitarian school education. Therefore, it resumes, initially, classical studies developed on Sociology of Education and Science of Education fields in France, and establishes a dialogue with the British Sociology of Education. The notion of knowledge relation is presented as a bridge to discuss the hierarchic knowledge effects provoked on the schooling of girls and boys. The text highlights the necessity of a continued work in order to promote changes inthe existing school inequalities.||Este artigo analisa a introdução da escola mista no contexto educacional francês, problematizando os desafios presentes na efetivação de uma educaçãoescolar igualitária. Para tanto, retomam-se, inicialmente, estudos clássicos desenvolvidos no campo da Sociologia da Educação e das Ciências da Educação francesas, e estabelece-se uma interlocução com a Sociologiada Educação inglesa. A noção de relação com o saber é apresentada como uma ponte para se discutir os efeitos que o processo de hierarquização dossaberes provoca na escolarização de meninas e meninos. O texto evidencia a necessidade de um trabalho contínuo que provoque mudanças nas desigualdadesde gênero existentes na escola.