Descrição
Apresentar a problemática do pensamento adorniano sobre a música popular no contexto da abordagem de Philippe Lacoue-Labarthe ao ensaio Moda Intemporal - sobre o jazz, do autor alemão. Procura-se evidenciar suas contradições e apresentar algumas possibilidades de releitura de seus argumentos, tendo em vista a posterior constituição do jazz como universo artístico paralelo ao da música de concerto. Referências bibliográficas ADORNO, Theodor. Filosofia da Nova Música. Trad. Magda França. São Paulo: Editora Perspectiva, 1989.ADORNO, Theodor. Moda Intemporal - sobre o jazz. In: Prismas -- crítica cultural e sociedade. Trad. Augustin Wernet e Jorge Mattos Brito de Almeida. São Paulo: Ed. Ática, 1998, 117-130.LACOUE-LABARTHE, P. "Remarque sur Adorno et le jazz (D'un désart obscur)". In: Rue Descartes: College international de philosophie. Paris: Albin Michel, Juin 1994, 131-141.MARTIN, H. e K. WATERS. Jazz: the first 100 years. Belmont, CA: Wadsworth/Thomson Learning, 2002.RANCIÈRE, J. "The Sublime from Lyotard to Schiller - Two readings of Kant and their political significance". Radical Philosophy. CXXVI - July/August (2004), p.8-15.SELIGMANN-SILVA, Márcio. A atualidade de Walter Benjamin e de Theodor W. Adorno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.SZIBORSKY, Lucia. Adorno. In: SORGNER, Stefan Lorenz. and FÜRBETH, Oliver. (Ed.) Music in German Philosophy - An Introduction. Chicago and London. The University of Chicago Press, 2003, 233-251.TANAKA, E. K. I. "Adorno e o jazz". Crítica Cultural. v. VII/ n. 1(2012), p.137-148.