-
MODOS DE PENSAR/HACER LA DANZA EN/DE LA ESCUELA: UN ESTUDIO DE REVISIÓN INTEGRATIVA||MODOS DE PENSARFAZER A DANÇA NA/DA ESCOLA PÚBLICA: UM ESTUDO DE REVISÃO INTEGRATIVA||WAYS OF THINKING/DOING DANCE IN/OF SCHOOLS: A STUDY OF INTEGRATIVE REVIEW
- Voltar
Metadados
Descrição
Apesar da dança ser uma cultura corporal de movimento que compõe os conteúdos a serem desenvolvidos pelo componente curricular Educação Física, conforme preconiza área de Linguagens - BNCC (Base Nacional Comum Curricular) - ainda não percebemos o uso da dança como um conteúdo desenvolvido pelos(as) docentes no cotidiano escolar. Desse modo, na intenção de ampliar o debate entorno do fenômeno social supramencionado, a presente pesquisa objetiva investigar como a dança está sendo desenvolvida na Educação Básica nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental. Considerando o exposto fica-nos os seguintes questionamentos: quais as dificuldades enfrentadas por professores(as) de Educação Física que atuam na Educação Básica para o desenvolvimento de atividades rítmicas e expressivas em suas aulas? Será que a dificuldade emerge do caráter técnico ou existem aspectos subliminares que influenciam a decisão de professores(as)? Metodologicamente optamos pela revisão integrativa da literatura (RIL) e especificamente, para a produção de dados, optamos pelas seguintes bases: Banco de Teses e Dissertações da CAPES; SciELO; LILACS e BV, utilizando as seguintes combinações de palavras: Dança na escola; Atividades rítmicas e expressivas e Ensino.
||
Despite dance being a fundamental cultural bodily movement emphasized within the Physical Education curriculum, particularly advocated by the Language area of the National Common Core Curriculum (BNCC), its integration as an educational process in schools remains limited. This research endeavors to explore the state of dance development within Basic Education, specifically within Physical Education classes at the Middle School level in the municipal network of Volta Redonda. The investigation aims to address the following inquiries: What obstacles do Physical Education teachers encounter in implementing rhythmic and expressive activities in their classes? Are these challenges primarily rooted in technical aspects or influenced by underlying factors shaping teachers' decisions? Methodologically, an integrative literature review (ILR) was chosen, drawing from data retrieved from various databases including CAPES Theses and Dissertations Bank, SciELO, LILACS, and BV. The research employed specific combinations of descriptors such as "Dance in school," "Rhythmic and expressive activities," and "Teaching."
||
A pesar de que la danza es una cultura corporal de movimiento que constituye los contenidos a ser desarrollados por el componente curricular de Educación Física, como lo preconiza el área de Lenguajes - BNCC (Base Nacional Común Curricular) - aún no percibimos el uso de la danza como un contenido desarrollado por los docentes en el cotidiano escolar. De este modo, con la intención de ampliar el debate en torno al fenómeno social mencionado anteriormente, la presente investigación tiene como objetivo investigar cómo se está desarrollando la danza en la Educación Básica en las clases de Educación Física en la Enseñanza Fundamental. Considerando lo expuesto, nos quedan los siguientes interrogantes: ¿cuáles son las dificultades enfrentadas por los profesores de Educación Física que trabajan en la Educación Básica para el desarrollo de actividades rítmicas y expresivas en sus clases? ¿Será que la dificultad surge del carácter técnico o existen aspectos subyacentes que influyen en la decisión de los profesores? Metodológicamente, optamos por la revisión integrativa de la literatura (RIL) y específicamente, para la producción de datos, elegimos las siguientes bases: Banco de Tesis y Disertaciones de la CAPES; SciELO; LILACS y BV, utilizando las siguientes combinaciones de palabras clave: Danza en la escuela; Actividades rítmicas y expresivas y Enseñanza.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
De Oliveira Silva, Joice | Paraíso Alves , Marcelo
Data
11 de julho de 2024
Formato
Identificador
https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/80543 | 10.12957/e-mosaicos.2024.80543
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Joice De Oliveira Silva, Marcelo Paraíso
Fonte
e-Mosaicos; v. 13 n. 31 (2024): e-Mosaicos | 2316-9303
Assuntos
Dança na escola | Educação | Atividades rítmicas e expressivas | Ensino | Dance in school | Education | Rhythmic and expressive activities | Teaching | Danza en la escuela | Educación | Actividades rítmicas y expresivas | Enseñanza
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion