-
MODOS DE PRATICAR A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS DIALÓGICAS E REFLEXIVAS
- Voltar
Metadados
Descrição
A prática docente na Educação Infantil tem sido objeto de discussão nos espaços formativos e acadêmicos pela necessidade de compreensão do fazer pedagógico de professores que atuam nesse nível de ensino. Este artigo objetiva compreender os modos de praticar a docência na Educação Infantil a partir das narrativas dialógicas e reflexivas dos professores. Partimos da seguinte questão problema: Como professoras experientes desenvolvem sua prática na Educação Infantil? Utilizamos as contribuições teóricas de Brito (2007, 2010), Deleuze; Guatarri (1992), Pimenta (1999), Prado e Soligo (2005), Souza (2006), entre outros. No desenvolvimento metodológico fizemos uso da abordagem qualitativa orientada pelo método da narrativa, por este dar voz às interlocutoras para narrarem sobre sua prática na Educação Infantil e rodas de conversas e memorial da prática docente para a construção dos dados. A pesquisa foi realizada com seis professoras da Rede Municipal de Educação de José de Freitas - PI. Os resultados demonstraram que as experiências vivenciadas ao longo do exercício profissional das professoras favoreceram uma prática docente na Educação Infantil reflexivamente, na qual a criança é compreendida como um ser social e cultural em processo de desenvolvimento requerendo das professoras habilidades e competências para o atendimento das necessidades formativas neste nível de ensino.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Guedes, Neide Cavalcante | Gomes, Tiago Pereira
Data
1 de julho de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5281 | 10.22481/praxisedu.v15i33.5281
Idioma
Editor
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Práxis Educacional; v. 15 n. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 164-185 | Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 164-185 | Práxis Educacional; Vol. 15 No. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 164-185 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Criança | Educação Infantil | Modos de praticar | Narrativas. | Prática docente
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion