-
MULTIMEDIA RESOURCES AS A FACTOR OF INCREASING STUDENTS’ MOTIVATION IN LEARNING FOREIGN LANGUAGES||OS RECURSOS MULTIMÉDIA COMO FATOR DE AUMENTO DA MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
- Voltar
Metadados
Descrição
The phenomena of globalisation and the increase in the number of communication tools have led to a significant boom in the use of multimedia resources in foreign language teaching and learning. Since success in learning a foreign language is linked to the assessment of the learning environment and since multimedia resources certainly change the learning environment, the integration of multimedia and ICT tools into teaching and learning should have an impact on motivation and, consequently, on learning success. Furthermore, in the context of pedagogical innovations, learning should be achieved by all participants in the educational relationship. In this sense, this study aims to meet the need to analyse the use of multimedia resources in the context of educational innovation through learning assessment. This paper is a field study. The mixed-methods research is based on the collection and analysis of data from various scientific sources, questionnaires of students studying English at the higher education institution of Ukraine “National University “Zaporizhzhia Polytechnic” and observation of their activity and performance. The purpose of the study is to establish the connection between the use of multimedia resources and increasing students' motivation in learning foreign languages, to test the teachers' perception of the student's role in learning a foreign language in a higher education institution, as well as the learning outcomes achieved by the same subjects after the introduction of a pedagogical innovation using multimedia resources. The results show that the perception of learning, interest, and satisfaction differ depending on the gender of students. The use of multimedia materials in accordance with the teaching-learning method affects the perception of the respective roles between the teacher and the student. Changes in student roles are accompanied by changes in teacher roles. The change in the roles of students is accompanied by some resistance from some of them. The main result achieved by students is related to the development of autonomy and has little to do with learning the subject as such. The research shows that the recommended approach did not lead to a significant improvement in the quality of learning and the level of mastery of the discipline by students compared to their school achievements. However, the results clearly demonstrate the growth of motivation and development of independence among students, their active participation in group work. That is why the introduction of multimedia innovations has a really positive effect on motivation.||O fenómeno da globalização e o aumento do número de ferramentas de comunicação conduziram a um aumento significativo da utilização de recursos multimédia no ensino e na aprendizagem de línguas estrangeiras. Uma vez que o sucesso na aprendizagem de uma língua estrangeira está ligado à avaliação do ambiente de aprendizagem e que os recursos multimédia alteram certamente o ambiente de aprendizagem, a integração das ferramentas multimédia e das TIC no ensino e na aprendizagem deverá ter um impacto na motivação e, consequentemente, no sucesso da aprendizagem. Além disso, no contexto das inovações pedagógicas, a aprendizagem deve ser efectuada por todos os participantes na relação educativa. Neste sentido, este estudo pretende dar resposta à necessidade de analisar a utilização de recursos multimédia no contexto da inovação pedagógica através da avaliação das aprendizagens. Este trabalho é um estudo de campo. A investigação de métodos mistos baseia-se na recolha e análise de dados de várias fontes científicas, em questionários a alunos que estudam inglês na instituição de ensino superior da Ucrânia “Universidade Nacional “Zaporizhzhia Polytechnic” e na observação da sua atividade e desempenho. O objetivo do estudo é estabelecer a relação entre a utilização de recursos multimédia e o aumento da motivação dos alunos na aprendizagem de línguas estrangeiras, testar a perceção dos professores sobre o papel do aluno na aprendizagem de uma língua estrangeira numa instituição de ensino superior, bem como os resultados de aprendizagem alcançados pelos mesmos sujeitos após a introdução de uma inovação pedagógica utilizando recursos multimédia. Os resultados mostram que a perceção da aprendizagem, o interesse e a satisfação diferem em função do género dos estudantes. A utilização de materiais multimédia de acordo com o método de ensino-aprendizagem afecta a perceção dos respectivos papéis entre o professor e o aluno. As mudanças nos papéis dos alunos são acompanhadas por mudanças nos papéis dos professores. A mudança de papéis dos alunos é acompanhada de alguma resistência por parte de alguns deles. O principal resultado alcançado pelos alunos está relacionado com o desenvolvimento da autonomia e tem pouco a ver com a aprendizagem da disciplina propriamente dita. A investigação mostra que a abordagem recomendada não conduziu a uma melhoria significativa da qualidade da aprendizagem e do nível de domínio da disciplina por parte dos alunos, em comparação com os seus resultados escolares. No entanto, os resultados demonstram claramente o aumento da motivação e o desenvolvimento da independência dos alunos, a sua participação ativa no trabalho de grupo. É por isso que a introdução de inovações multimédia tem um efeito realmente positivo na motivação.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Brutman, Anna | Kyryl Valentynovych, Tarasenko | Polyezhayev, Yuriy | Matsegora, Ivan | Rukolyanska, Nataliya
Data
7 de março de 2024
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Anna Brutman, Kyryl Tarasenko, Yuriy Polyezhayev, Ivan Matsegora, Nataliya Rukolyanska | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Conhecimento & Diversidade; Vol. 16 No. 41 (2024); 546-567 | Conhecimento & Diversidade; Vol. 16 Núm. 41 (2024); 546-567 | Conhecimento & Diversidade; v. 16 n. 41 (2024); 546-567 | 2237-8049
Assuntos
Globalisation | Teaching | English for Specific Purposes | Autonomy | Motivation | A globalização | Ensino | Inglês para fins específicos | Autonomia | Motivação
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion