Descrição
Este artigo tem por objetivo analisar as contribuições das práticas de multiletramentos e multimodalidades no processo de formação docente a partir de um relato de uma prática interdisciplinar realizada Instituto Federal de Goiás (IFG-Campus Goiânia), com alunos do primeiro período do curso de Licenciatura em Letras. O trabalho, desenvolvido durante a pandemia de COVID-19, envolveu três disciplinas: Prática como Componente Curricular I, Prática de Leitura e Produção Textual e Literatura Infantojuvenil. Buscamos integrar discussões temáticas que contemplam as três áreas, partindo de reflexões sobre letramentos, multiletramentos e multimodalidade (COPE; KALANTZIS, 2000; COSCARELLI, 2016; COSCARELLI; KERSCH, 2016; MONTE MÓR, 2015; PINHEIRO, 2016; RIBEIRO, 2017; ROJO; MOURA, 2019; VAN LEEWEN, 2011). Planejamos em conjunto a estrutura do estudo, que contemplou a leitura e discussão de textos (integrados às ementas das três disciplinas), a troca de experiências, o estudo da ferramenta Padlet e a produção multimodal (mural virtual). Como resultado, identificamos que esse plano de ação contribuiu para a realização de atividades mais efetivas e integradoras entre as disciplinas, para o envolvimento dos alunos ante as temáticas trabalhadas; para as discussões sobre letramentos, multiletramentos e multimodalidade e, por fim, possibilitou a produção de um gênero digital (mural virtual) que inseriu os discente, e futuros docentes,em práticas de letramento digital.