-
Múltiplas sonoridades com a infância – uma experiência cartográfica
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo resulta de uma investigação que parte da constatação da quase inexistênciade ações mediadoras com crianças em museus na área da música, pois a prioridadeainda é das artes visuais. Outro problema é a pouca valorização dos aspectos sensíveiscom foco na transversalidade e na experiência sonora no desenvolvimento infantil.As questões centraram-se nas seguintes perguntas: experiências sonoras, tendo oviés cartográfico e a transversalidade como aportes metodológicos, podem contribuirpara os processos sensíveis das crianças? Quais pistas podemos destacar nesseprocesso? O objetivo da pesquisa foi desenvolver e refletir sobre ações de mediação/interlocução a partir das sonoridades, buscando a transversalidade como potênciade ação sensível com crianças de 4 e 5 anos de idade. A experiência ocorreu numainstituição de educação infantil e num museu. Apontamos como resultados pistascartográficas, tendo convicção de que as experiências contribuem para a ampliaçãoda escuta, da observação e da sensibilização sonora. PALAVRAS-CHAVE: práticas educativas; cartografia; sonoridades.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
Strapazzon, Mirtes Antunes Locatelii; Universidade da Região de Joinville -UNIVILLE | Pillotto, Silvia Sell Duarte; Universidade da Região de Joinville -UNIVILLE | Voigt, Jane Mery Richter; Universidade da Região de Joinville -UNIVILLE
Data
13 de abril de 2018
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).
Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 25, n. 38 (2017)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion