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Muros brutalmente modernos: la supremacía del edificio híbrido en la arquitectura paulista de los años 60||Brutally modern walls: the supremacy of the hybrid building in São Paulo’s architecture in the 1960s||Muros brutalmente modernos: a supremacia do edifício híbrido na arquitetura paulista dos anos 1960
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Metadados
Descrição
La visión de una arquitectura con soportes específicos a imagen del Partenón capta los deseos de los arquitectos en relación a la construcción amurallada. En el Renacimiento, además de las columnas destacadas, la representación del esqueleto aparece entre las superficies: Brunelleschi en la Capilla Pazzi; Alberti en el Palacio Rucellai. A fines del siglo XIX, la armazón estructural finalmente se materializó: la estructura independiente con puntos de soportes hizo muros obsoletos. Durante su asimilación, Le Corbusier promovió una estructura independiente específica, del tipo propuesto en las casas Domino, sin vigas aparentes que comprometieran la libre disposición de los muros. En Brasil, la estructura tipo Dom-ino es entendida por Lucio Costa como preferida. Sin embargo, la preferencia no excluye arreglos híbridos con otras estructuras. En São Paulo, ejemplos híbridos del Brutalismo Paulista muestran la coexistencia de apoyos puntuales y continuos. Este artículo discute las transformaciones radicales de esta arquitectura no por su materialidad, caracterizada por la fascinación del hormigón aparente, sino por la ruptura de este sistema jerárquico. El muro es agente de mutación sistémica, con percepción híbrida - formal y constructiva. La investigación relaciona la importancia de las soluciones híbridas bajo tensiones entre el comportamiento estructural y las exigencias formales.||A visão de uma arquitetura de apoios pontuais à imagem do Partenon captura desejos de arquitetos em relação à construção murada. Na Renascença, além das colunas destacadas, vale a representação do esqueleto em meio às superfícies: Brunelleschi na Capela Pazzi; Alberti no Palazzo Rucellai. No final do século XIX, a armação estrutural finalmente se concretiza: a estrutura independente com suportes pontuais torna obsoletos sistemas construtivos contínuos de muro estrutural. Durante sua assimilação, Le Corbusier promove em sua obra uma estrutura independente específica, do tipo proposto nas casas Domino, sem vigas aparentes que comprometessem a livre disposição das paredes. No Brasil, a ossatura tipo Dom-ino é entendida por Lucio Costa como a estrutura preferencial. Entretanto, a preferência não exclui arranjos híbridos com outras estruturas. Em São Paulo, exemplares híbridos da Escola Brutalista Paulista evidenciam a coexistência entre apoios pontuais e contínuos. Esse artigo discute as radicais transformações na arquitetura paulista não pela sua materialidade, caracterizada pelo fascínio do concreto aparente, mas em termos da ruptura desse sistema hierárquico. O muro - até então vedação, é agente de mutação sistêmica, com percepção híbrida - formal e construtiva. A investigação relaciona importância de soluções híbridas sob tensões entre comportamento estrutural e demandas formais.||The view of an architecture of punctual supports, like the Parthenon, historically captures architects' desire regarding the construction with the structural wall. In the Renaissance, beyond the freestanding columns, the skeleton is represented amid the surfaces: Brunelleschi at Pazzi Chapel; Alberti at Palazzo Rucellai. At the end of the nineteenth century, the structural framework was made concrete: the independent structure with its punctual supports made continuous constructive systems of structural walls obsolete. In its assimilation, Le Corbusier promotes a specific independent structure, proposed in the Dom-Ino house, with free disposition of walls without visible beams. In Brazil, Lucio Costa understands the Dom-Ino- ype skeleton by the characteristic and preferential structure of modern architecture, which connects to special structures and walls for hybrid alternatives. In this sense, works of São Paulo Brutalism evidence the coexistence of punctual and continuous supports. This article discusses the radical transformations in this architecture not by its materiality but as a rupture of this hierarchic system. The wall, until then attributed as a pure cladding element, is a fundamental agent of systemic mutation, with hybrid, formal, and constructive perception. The investigation reveals the importance of hybrid solutions under the tensions between structural behavior and formal demands.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Bahima, Carlos Fernando
Data
20 de março de 2024
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/207275 | 10.11606/issn.2317-2762.posfauusp.2024.207275
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Carlos Fernando Bahima | https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
Fonte
PosFAUUSP; v. 31 n. 58 (2024); e207275 | Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; Vol. 31 No. 58 (2024); e207275 | Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; Vol. 31 Núm. 58 (2024); e207275 | 2317-2762 | 1518-9554
Assuntos
Muro estrutural | Estrutura independente | Escola Brutalista Paulista | Structural wall | Independent structure | São Paulo Brutalist School
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion