-
MÚSICA E ENSINO DE GEOGRAFIA: DO CONCEITO COTIDIANO AO CONCEITO CIENTÍFICO DE REGIÃO||MUSIC AND GEOGRAPHY TEACHING: FROM EVERYDAY CONCEPT TO SCIENTIFIC CONCEPT OF REGION||ENSEÑANZA DE LA MÚSICA Y LA GEOGRAFÍA: DEL CONCEPTO COTIDIANO AL CONCEPTO CIENTÍFICO DE REGIÓN
- Voltar
Metadados
Descrição
This study aims to use lyrics as pedagogical resources for the development of scientific concepts of region, regionalization and critical knowledge about the Brazilian macro-regions. The lyrics will be used as instruments to foster student’s commitment in the learning processes, aiming to relate the contents covered in the classroom with elements present in their daily lives. The everyday concepts and conceptions about the macro-regions of Brazil present in lyrics will be used as a starting point for the development of a more comprehensive and scientifically based knowledge, that is, powerful knowledge. Vygotsky's historical-cultural theory will be used to approach both everyday concepts and scientific concepts, aiming at the construction of conceptual thinking, knowledge that can be applied in different contexts. Then, a didactic sequence will be developed in order to develop more in-depth comprehension about the concept of region and a critical knowledge about the macro-regions of Brazil. Finally, a final assessment will be carried out to analyze the degree of student’s understanding of the subjects.||Este estudo tem como objetivo utilizar as letras de músicas como recursos pedagógicos para o desenvolvimento de conceitos científicos de região, regionalização e para o conhecimento crítico sobre as macrorregiões do Brasil. As letras das canções serão utilizadas como instrumentos para estimular o envolvimento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, visando relacionar os conteúdos abordados em sala de aula com elementos presentes no dia a dia deles. Os conceitos cotidianos e as concepções sobre as macrorregiões do Brasil presentes nas letras das músicas serão usados como ponto de partida para o desenvolvimento de um conhecimento mais abrangente e fundamentado cientificamente, ou seja, o conhecimento poderoso. A teoria histórico-cultural, de Vygotsky, será usada para a abordagem dos conceitos cotidianos e científicos, visando a construção de um pensamento conceitual, um conhecimento que pode ser aplicado em diferentes contextos. O estudo representa uma proposta de trabalho que tem como ponto de partida uma avaliação diagnóstica, com o objetivo de avaliar o grau de compreensão dos estudantes sobre o conceito de região e suas concepções sobre as macrorregiões do IBGE, buscando identificar se as ideias dominantes no ideário dos estudantes estão vinculadas a estereótipos regionais que são amplamente disseminados nos meios de comunicação. Em seguida, uma sequência didática será desenvolvida com o intuito de desenvolver concepções mais aprofundadas sobre o conceito de região e um conhecimento crítico sobre as macrorregiões do Brasil. Por último, uma avaliação final será realizada para analisarmos o grau de compreensão dos estudantes.||Este estudio tiene como objetivo utilizar las letras de las canciones como recursos pedagógicos para el desarrollo de conceptos científicos de región, regionalización y para el conocimiento crítico sobre las macro-regiones de Brasil. Las letras de las canciones se utilizarán como instrumentos para estimular la participación de los estudiantes en el proceso de enseñanza-aprendizaje, con el objetivo de relacionar los contenidos abordados en clase con elementos presentes en su vida cotidiana. Los conceptos y concepciones cotidianas sobre las macro-regiones de Brasil presentes en las letras de las canciones serán utilizados como punto de partida para el desarrollo de un conocimiento más completo y con base científica, un conocimiento poderoso. La teoría histórico-cultural de Vygotsky se utilizará para abordar conceptos cotidianos y científicos, con el objetivo de la construcción de un pensamiento conceptual, un conocimiento que pueda aplicarse en diferentes contextos. El estudio representa una propuesta de trabajo que tiene como punto de partida una evaluación diagnóstica, con el objetivo de evaluar el grado de comprensión de los estudiantes sobre el concepto de región y sus concepciones sobre las macrorregiones del IBGE, buscando identificar si las ideas dominantes en las ideas de los estudiantes están vinculadas a estereotipos regionales que son ampliamente difundidos en los medios de comunicación. A continuación, se desarrollará una secuencia didáctica con el fin de desarrollar concepciones más profundas sobre el concepto de región y un conocimiento crítico sobre las macrorregiones de Brasil. Finalmente, se realizará una evaluación final para valorar el grado de comprensión del alumnado.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Duarte, Ronaldo | Fonteles Santana, Antonia Lelisa
Data
28 de junho de 2024
Formato
Identificador
https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/80106 | 10.12957/e-mosaicos.2024.80106
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Ronaldo Duarte, Lelisa Santana
Fonte
e-Mosaicos; v. 13 n. 31 (2024): e-Mosaicos | 2316-9303
Assuntos
Música | Ensino | Conceito | Região | Macrorregiões do IBGE | Music | Teaching | Concept | Region | IBGE macro-regions | Música | Enseñanza | Concepto | Región | Macrorregiones del IBGE
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion