-
Musical genres and expectation: An experiment with reception tests and the song Neguinho, recorded by Gal Costa||Géneros musicales y expectativas: Una experiencia con pruebas de recepción de la canción “Neguinho”, grabada por Gal Costa||Gêneros musicais e expectativa: uma experiência com testes de recepção sobre a canção “Neguinho”, gravada por Gal Costa
- Voltar
Metadados
Descrição
In December 2011, Gal Costa released the studio album, Recanto (Universal Music) in which all the songs were composed by Caetano Veloso, almost all especially for her. The work, mostly electronic, represented an aesthetic surprise in the midst of the singer's repertoire. Among the tracks on Recanto, “Neguinho” was the object of an analytical experience about the formation of meaning in music. Musical reception tests, in addition to post-listening semi-structured interviews, were used to assess associations, whether musical or not, made by thirteen non-musician adult listeners with similar level of education (university), over 40 years old. The listening to the material, tests and interviews were carried out separately and individually. Participants declared that they did not know the song. As expected, most associations referred to electronic music and urban settings. However, 69% of the test participants did not recognize the singer's voice – she, who is considered one of the most important and well-known interpreters in the history of Brazilian popular music – due to the expectations about the musical genre associated with her.||En diciembre de 2011, Gal Costa lanzó el álbum de estudio Recanto (Universal Music) en el que todas las canciones están escritas por Caetano Veloso, en su mayoría compuestas especialmente para ella. El trabajo, en su mayoría electrónico, representó una sorpresa estética en medio del repertorio de la cantante. Entre los temas de Recanto, “Neguinho” fue objeto de una experiencia analítica sobre la formación de sentido en música. Se utilizaron pruebas de recepción musical, además de entrevistas post-escucha semiestructuradas, para evaluar asociaciones, musicales o no, realizadas por trece oyentes adultos no músicos con similar nivel educativo (universitario), mayores de 40 años. La escucha del material, las pruebas y las entrevistas se realizaron de forma separada e individual. Los participantes declararon que no conocían la canción y, como era de esperar, la mayoría de las asociaciones se refirieron a la música electrónica y los escenarios urbanos. Sin embargo, 69% de los participantes de la prueba no reconoció la voz de la cantante, considerada una de las más importantes y conocidas intérpretes de la historia de la música popular brasileña, debido a las expectativas sobre el género musical asociado a ella.||Em dezembro de 2011, Gal Costa lançou o álbum de estúdio, Recanto (Universal Music) no qual todas as canções são de autoria de Caetano Veloso compostas, em sua maioria, especialmente para ela. A obra, majoritariamente eletrônica, representou uma surpresa estética em meio ao repertório da cantora. Dentre as faixas de Recanto, “Neguinho” foi objeto de uma experiência analítica acerca da formação de sentido em música. Testes de recepção musical, acrescidos de entrevistas semiestruturadas posteriores à escuta, foram utilizados para aferir associações, musicais ou não, feitas por treze ouvintes adultos não-músicos e de nível de escolaridade similar (universitário), acima de 40 anos. A audição do material, testes e entrevistas foram realizados saparada e individualmente. Os participantes declararam não conhecer a canção e, como era esperado, a maioria das associações mostrou referência à música eletrônica e a cenários urbanos. Entretanto, 69% dos participantes do teste não reconheceram a voz da cantora – considerada uma das mais importantes e conhecidas intérpretes da história da música brasileira popular - devido à quebra de expectativa acerca do gênero musical associado a ela.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Azevedo, Cláudia
Data
5 de janeiro de 2024
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música; Vol. 27 No. 2 (2023): Revista Debates; 149-172 | DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música; v. 27 n. 2 (2023): Revista Debates; 149-172 | 2359-1056 | 1414-7939
Assuntos
musical genres, musical reception tests, meaning formation | ------ | géneros musicales, pruebas de recepción musical, formación de significado. | ------ | gêneros musicais, testes de recepção musical, formação de sentido. | ------
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Peer-reviewed paper | Artículo revisado por pares | Artigo avaliado pelos pares