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Musical transmission between flutists of the 19th and early 20th centuries: research in Rio de Janeiro newspapers||Transmissão musical entre flautistas do século XIX e início do século XX: uma pesquisa nos periódicos do Rio de Janeiro||Transmissão musical entre flautistas do século XIX e início do século XX: uma pesquisa nos periódicos do Rio de Janeiro
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Metadados
Descrição
This article deals with the musical transmission and performance of flutists in the 19th and early 20th centuries, through research carried out in Rio de Janeiro newspapers, through the search in the Digital Library of the National Library. Alexandre Gonçalves Pinto's book, O choro (2014), complements the information found in the journals. The research aimed to map the teaching activity of flutists in Rio de Janeiro through advertisements published by flute teachers, as well as to identify other environments in which these instrumentalists operate. The search for flute methods for sale in newspapers was also carried out. The results showed extensive performance by private flute teachers, the predominance of French music methods and a diverse professional activity by these instrumentalists, including participation in orchestras, dances and in different areas not related to music. The arrival of the metallic flute of the Boehm system in Brazil had its origin explained in this search in the newspapers, being attributed to Achilles Malavasi. Finally, a lineage of flute teachers who worked in choro and its forming genres was drawn, which includes Joaquim Callado, Duque Estrada Meyer, Viriato Figueira, Frederico de Barros and Pedro de Assis.||Este artigo trata da transmissão musical e atuação de flautistas no século XIX e início do século XX, através de pesquisa realizada nos periódicos cariocas, pela busca na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. O livro O choro, de Alexandre Gonçalves Pinto (2014) complementa as informações encontradas nos periódicos. A pesquisa teve como objetivo mapear a atividade docente dos flautistas no Rio de Janeiro através de anúncios de professores de flauta publicados nos periódicos, assim como identificar outros ambientes de atuação desses instrumentistas. Também foi realizada a busca por métodos de flauta à venda nos periódicos. Os resultados mostraram ampla atuação de professores particulares de flauta, a predominância de métodos franceses e uma atividade profissional diversificada destes instrumentistas, incluindo a participação em orquestras, bailes e em diferentes áreas, não relacionadas à música. A chegada da flauta metálica do sistema Boehm no Brasil teve sua origem esclarecida nesta busca nos periódicos, sendo atribuída a Achilles Malavasi. Por fim, foi traçada uma linhagem de professores de flauta que atuaram no choro e seus gêneros formadores, que inclui Joaquim Callado, Duque Estrada Meyer, Viriato Figueira, Frederico de Barros e Pedro de Assis.||Este artigo trata da transmissão musical e atuação de flautistas no século XIX e início do século XX, através de pesquisa realizada nos periódicos cariocas, pela busca na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. O livro O choro, de Alexandre Gonçalves Pinto (2014) complementa as informações encontradas nos periódicos. A pesquisa teve como objetivo mapear a atividade docente dos flautistas no Rio de Janeiro através de anúncios de professores de flauta publicados nos periódicos, assim como identificar outros ambientes de atuação desses instrumentistas. Também foi realizada a busca por métodos de flauta à venda nos periódicos. Os resultados mostraram ampla atuação de professores particulares de flauta, a predominância de métodos franceses e uma atividade profissional diversificada destes instrumentistas, incluindo a participação em orquestras, bailes e em diferentes áreas, não relacionadas à música. A chegada da flauta metálica do sistema Boehm no Brasil teve sua origem esclarecida nesta busca nos periódicos, sendo atribuída a Achilles Malavasi. Por fim, foi traçada uma linhagem de professores de flauta que atuaram no choro e seus gêneros formadores, que inclui Joaquim Callado, Duque Estrada Meyer, Viriato Figueira, Frederico de Barros e Pedro de Assis.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
Brazil; late 19th and early 20th centuries | Brasil; finales del siglo XIX y principios del XX | Brasil; final do século XIX e início do século XX
Autor
Rosa, Luciana Fernandes
Data
30 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/14305 | 10.20396/muspop.v7i00.14305
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Luciana Fernandes Rosa | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Música Popular em Revista; Vol. 7 (2020): Instrumental Music and Musical Improvisation; e020013 | Música Popular em Revista; Vol. 7 (2020): Música Instrumental e Improvisación Musical; e020013 | Música Popular em Revista; v. 7 (2020): Música Instrumental e Improvisação; e020013 | 2316-7858
Assuntos
Flute | Choro | Digital Newspaper Library | Musical transmission | Teaching and learning | Flauta | Choro | Hemeroteca digital | Transmissão musical | Ensino e aprendizagem | Flauta | Choro | Hemeroteca digital | Transmissão musical | Ensino e aprendizagem
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Text | Texto | Texto