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Musicalidade na performance: uma investigação entre estudantes de instrumento
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Metadados
Descrição
A presente pesquisa acompanha o processo de aprendizagem da fl auta doce de um grupode 17 sujeitos, com idades entre nove e 13 anos, que participa de um projeto de extensão oferecidopor uma escola pública de ensino fundamental e médio em Porto Alegre, buscando compreendercomo se dá o desenvolvimento da musicalidade. Apoia-se na concepção de musicalidade como umacaracterística humana, constituída pela capacidade de geração de sentido musical através de umaperformance expressiva. A metodologia de pesquisa possui abordagem qualitativa, com a realizaçãode um estudo de caso em grupo por meio de observações de aulas e apresentações coletivas defl auta doce. Os resultados demonstraram que o repertório, a prática e estudo, o contexto sociocultural,o acesso à técnica, criação e leitura musical e a ocorrência de apresentações musicais são fatoresque infl uenciam o desenvolvimento da musicalidade.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
Cuervo, Luciane; Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) | Maffioletti, Leda de Albuquerque; Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Data
13 de abril de 2014
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
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Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 17, n. 21 (2009)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion