Descrição
The article presents studies on the wanderings of two research educators, exercising dialogue as “critical friends” – in the methodological sense of this relationship. The authors analyze a historical series of their academic productions, in different and complementary moments, which results in the approximation of Paulo Freire's thought with the references of (auto)biographical narrative research. It aims to share the current understanding of the theoretical-methodological potential intrinsic to the expression Pedagogical Letters as a contribution to narrative and (auto)biographical research.||
El artículo presenta estudios sobre el deambular de dos educadores investigadores, ejerciendo el diálogo como “amigos críticos”, en el sentido metodológico de esta relación. Los autores analizan una serie histórica de sus producciones académicas, en momentos diferentes y complementarios, lo que resulta en la aproximación del pensamiento de Paulo Freire con los referentes de la investigación narrativa (auto)biográfica. Tiene como objetivo compartir la comprensión actual del potencial teórico-metodológico intrínseco a la expresión Letras Pedagógicas como contribución a la investigación narrativa y (auto)biográfica.
||O artigo apresenta estudos sobre as andarilhagens de duas educadoras pesquisadoras, exercendo o diálogo como “amigas críticas” – no sentido metodológico desta relação. As autoras analisam uma série histórica de suas produções acadêmicas, em distintos e complementares momentos, dos quais resulta a aproximação do pensamento de Paulo Freire com os referenciais da pesquisa narrativa (auto)biográfica. Tem como objetivo compartilhar a atualidade da compreensão sobre o potencial teórico-metodológico intrínseco à expressão Cartas Pedagógicas como contribuição para a pesquisa narrativa e (auto)biográfica.