-
Narrativas de alunas de pedagogia: desvelando experiências formativas||Narrativas de los estudiantes de pedagogía: desvelando experiencias formativas||Narratives of pedagogy students: unveiling formative experiences
- Voltar
Metadados
Descrição
El estudio se centra en la capacitación de maestros para hacer frente a la diversidad de alumnos en el aula común. Se presenta una investigación desarrollada en un grupo de estudios con graduandas de Pedagogía que realizaron una etapa extracurricular en una red de enseñanza municipal y, entre las funciones, apoyaban a alumnos con necesidades educativas especiales. La investigación asume el método biográfico y, en el presente texto, se analizan los reflejos de la experiencia de las estudiantes en esa etapa, en especial en la formación para hacer frente al proceso educativo de esos alumnos. Los encuentros del grupo fueron grabados en audio y posteriormente transcritos. El procedimiento analítico buscó interpretar los sentidos que la experiencia produjo en las alumnas. Los resultados, organizados en tres ejes temáticos, destacan las contribuciones de la narrativa biográfica para crear una proximidad entre la formación, la profesión de profesor y las condiciones concretas de la escuela y del trabajo docente.||The study focuses on teacher training to address the diversity of students within the common classroom. We present a research developed in a study group with graduates of Pedagogy that carried out an extracurricular internship in the municipal education network and, among their functions, supported students with special educational needs. The research makes use of the biographical method and the present paper assesses the reflexes of the students’ experience in this stage, especially in their training to deal with the educational process of such students. The group meetings were audiotaped and later transcribed. The analytical procedure sought to interpret how the experience affected the students. The results, organized in three thematic axes, highlight the contributions of the biographical narrative to create proximity between the training, the teaching profession, and the concrete conditions of the school and the teaching work.||O estudo focaliza a formação docente para lidar com a diversidade de alunos na sala de aula comum. Apresenta-se uma pesquisa desenvolvida em um grupo de estudos com graduandas de Pedagogia que realizaram estágio extracurricular em uma rede de ensino municipal e, dentre as funções, apoiavam alunos com deficiência. A investigação assume o método biográfico e, no presente texto, busca-se compreender os reflexos da experiência das estudantes nesse estágio, em especial, na formação para lidar com o processo educativo desses alunos. Os encontros do grupo foram audiogravados e posteriormente transcritos. O procedimento analítico buscou interpretar os sentidos que a experiência produziu nas alunas. Os resultados, organizados em três eixos temáticos, indicam que o grupo de estudos se configurou como um espaço institucional de formação para as graduandas e possibilitou, por meio das narrativas, reflexão e transformação de saberes tácitos em conhecimento. Conclui-se que a narrativa biográfica contribui para criar uma proximidade entre a formação, a profissão de professor e as condições concretas da escola e do trabalho docente.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Freitas, Ana Paula de | Sarmento, Teresa
Data
11 de setembro de 2023
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12328 | 10.22481/praxisedu.v19i50.12328
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2023 Práxis Educacional | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
Fonte
Práxis Educacional; v. 19 n. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12328 | Práxis Educacional; Vol. 19 Núm. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12328 | Práxis Educacional; Vol. 19 No. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e12328 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
formação docente | aprendizagem profissional | narrativa | educação inclusiva | formación docente | aprendizaje profesional | educación inclusiva | teacher training | professional learning | inclusive education
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares | texto