-
NARRATIVE-BASED PEDAGOGY: THE MOVEMENTS OF INSPIRING PRAXIS||PEDAGOGÍA NARRATIVA: LOS MOVIMIENTOS DE LA PRAXIS CREATIVA||NARRATIVIZANTE: OS MOVIMENTOS DA PRÁXIS CRIADORA
- Voltar
Metadados
Descrição
The article aims at establishing connections between Pedagogy and narratives, which are meant to provide a potential source of influential texts, semantically enlightened by a narrative-based Pedagogy. Paul Ricoeur's unique "theory of reading" or hermeneutics paves the way for fruitful pedagogical actions and inspiring praxis, from which factum and fictum are interwoven. This frame of fictional inspiration broadens new horizons for Pedagogy seen as a science of, about and for education.||El artículo se propone tejer aproximaciones entre Pedagogía y narrativa como camino posible para la construcción de textos fundantes de la ciencia de la educación, a partir de la innovación semántica que propone la pedagogía narrativizadora. La hermenéutica del texto de Ricoeur propone matices para (re)configurar la acción pedagógica, inspirados en la praxis creativa que posibilita la textura entre el factum y el fictum. En esta particular comprensión, la potencia creadora que enmarca la acción pedagógica, desde la perspectiva ficcional, abre nuevos horizontes para escuchar el surgimiento de la pedagogía como ciencia de, sobre y para la educación.||O artigo pretende tecer aproximações entre a Pedagogia e a narrativa como caminho possível para a edificação de textos fundantes da ciência da educação, a partir da inovação semântica proposta pela pedagogia narrativizante. A hermenêutica do texto ricoeuriana propõe matizes para (re)configurar a ação pedagógica, na inspiração da práxis criadora que possibilita a tessitura entre o factum e o fictum. Nessa compreensão particular, a potência criadora, que desenha a moldura da ação pedagógica, sob a perspectiva ficcional, abre novos horizontes para escutar as emergências da pedagogia como ciência da, sobre e para a educação.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Cabrera Silva Santos, Fabiana | Furlin, Marcelo
Data
30 de dezembro de 2022
Formato
Identificador
https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/568 | 10.22476/revcted.v8.id568
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 Crítica Educativa
Fonte
Crítica Educativa; v. 8 n. 2 (2022): Modos de Narrar a Vida; 1-11 | 2447-4223
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion