-
Nationalism in Brazilian metal part 1: an introduction||Nacionalismo en el metal brasileño parte 1: una introducción||Nacionalismo no metal brasileiro parte 1: uma introdução
- Voltar
Metadados
Descrição
This article is an introduction to nationalism in music and its uses for the creation of an identity perception in Metal produced in Brazil. To achieve this goal, I intend to investigate the obvious signs that the Metal audience is looking for and what the bands exhibit, to mark their belonging to the Brazilian culture. In this way, I try to analyze the use of a certain symbology of the local / national culture in audiovisual productions as a way, on the one hand, to create an identification with the local musical practices, and on the other hand, to create a differential in relation to the traditional metal bands foreign countries. This text begins with a historical approach on the construction of Brazilian musical nationalism through the constant use of certain patterns of rhythm, melody and timbre, to later address the characteristics of the genre Rock in general and Rock in Brazil. Next, I will deal with the genre Metal in Brazil and end with a proposal of theoretical references for this ethnomusicological analysis.||Este artículo es una introducción al nacionalismo en música y sus usos para la creación de una percepción identitaria en el Metal producido en Brasil. Para alcanzar ese objetivo, pretendo investigar cuáles son las señales evidentes que el público del Metal busca y lo que las bandas exhiben, para marcar su pertenencia a la cultura brasileña. De esta forma, procuro analizar el uso de determinada simbología de la cultura local / nacional en producciones audiovisuales como forma de, por un lado, crear una identificación con las prácticas musicales locales, y por otro lado, crear un diferencial en relación a las tradicionales bandas de metal extranjera. Este texto empieza con un enfoque histórico sobre la construcción del nacionalismo musical brasileño por medio del uso constante de ciertos patrones de ritmo, melodía y timbre, para luego abordar las características del género Rock en general y del Rock en Brasil. En seguida traté sobre el género Metal en Brasil y finalizo con una propuesta de referenciales teóricos para ese análisis etnomusicológico.||Esse artigo é uma introdução ao nacionalismo em música e seus usos para a criação de uma percepção identitária no Metal produzido no Brasil. Para alcançar esse objetivo, pretendo investigar quais os sinais evidentes que o público do Metal procura e o que as bandas exibem, para marcar seu pertencimento à cultura brasileira. Dessa forma, procuro analisar o uso de determinada simbologia da cultura local/nacional em produções audiovisuais como forma de, por um lado, criar uma identificação com as práticas musicais locais, e por outro lado, criar um diferencial em relação à s tradicionais bandas de metal estrangeiras. Esse texto inicia com uma abordagem histórica sobre a construção do nacionalismo musical brasileiro por meio do uso constante de certos padrões de ritmo, melodia e timbre, para depois abordar as características do gênero Rock em geral e do Rock no Brasil. Em seguida tratarei sobre o gênero Metal no Brasil e finalizo com uma proposta de referenciais teóricos para essa análise etnomusicológica.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Ribeiro, Hugo L
Data
20 de dezembro de 2018
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Música em Contexto | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Música em Contexto; Vol. 12 No. 1 (2018); 124-150 | Música em Contexto; Vol. 12 Núm. 1 (2018); 124-150 | Música em Contexto; v. 12 n. 1 (2018); 124-150 | 1980-5802
Assuntos
Nacionalismo | Rock | Heavy metal | Ritmo | Melodia | Timbre | Mário de Andrade | Nationalism | Rock | Heavy metal | Rhythm | Melody | Timbre | Mário de Andrade | Nacionalismo | Rock | Heavy metal | Ritmo | Melodía | Timbre | Mário de Andrade
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion