-
Navegar entre fronteras: apuntes sobre la Enseñanza de Artes Visuales en la Universidad Federal de la Integración Latinoamericana||Navegar entre fronteiras: apontamentos sobre o Ensino de Artes Visuais na Universidade Federal da Integração Latino Americana
- Voltar
Metadados
Descrição
Se apuntan prácticas y reflexiones de la Enseñanza de Artes Visuales en marcha en el contexto bilingüe e interdisciplinario de la Universidade Federal da Integração Latino-americana. Se señalan algunas características de la implantación del proyecto latinoamericano de la universidad en Foz do Iguaçu, frontera con Argentina y Paraguay. Por último, se plantean algunos desafíos y prácticas de Enseñanza decolonial de las Artes en contexto multicultural.||Apontam-se práticas e reflexões do Ensino de Artes Visuais em andamento no contexto bilíngue e interdisciplinar da Universidade Federal da Integração Latino-americana. São assinaladas algumas características da implantação do projeto latino-americanista da universidade em Foz do Iguaçu, fronteira com Argentina e Paraguai. Por fim, apontam-se alguns desafios e práticas de Ensino decolonial das Artes em contexto multicultural.
ISSN
2357-9854
Periódico
Autor
Miola, Gabriela Canale
Data
5 de julho de 2019
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/92893 | 10.22456/2357-9854.92893
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/92893/53224 | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 1991. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998a. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. (Org.). A compreensão e o prazer da arte. São Paulo: SESC Vila Mariana, 1998b. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2002. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. (Org.). Arte/Educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. Ensino da arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2011. | /*ref*/BARBOSA, Ana Amália Tavares Bastos. Além do corpo: uma experiência em arte-educação. São Paulo: Cortez, 2014. | /*ref*/BRASIL. Lei nº 12.189, de 12 de janeiro de 2010 Dispõe sobre a criação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12189.htm . Acesso em: 22 fev. 2018. | /*ref*/CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo: Edusp, 2006. Estudantes da Unila denunciam nova ação da PM. Matéria disponível em Acesso em: 24 fev. 2018. | /*ref*/FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008. | /*ref*/FANON, Frantz. Os Condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979. | /*ref*/GÓES, Virginia Santiago dos Santos. Colonialidade do saber e a dinâmica universitária lationoamericana: reflexões desde e com o Eixo de Fundamentos da América Latina da UNILA. 2018. 180 f. Dissertação (Mestrado em Integração Latino-americana) – Universidade Federal da Integração Latino-americana – UNILA, Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina – PPGICAL, Foz do Iguaçu, PR, 2018. | /*ref*/MIGNOLO, Walter. Postoccidentalismo: el argumento desde América Latina. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; MENDIETA, Eduardo (Coords.). Teorías sin disciplina: latinoamericanismo, poscolonialidad y globalización en debate. México: Miguel Ángel Porrúa, 1998. | /*ref*/MIGNOLO, Walter. Histórias locais/projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Trad. Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: UFMG, 2003. | /*ref*/MIGNOLO, Walter. Os esplendores e as misérias da “ciência ‟: colonialidade, geopolítica do conhecimento e pluri-versalidade epistêmica. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisitado. São Paulo: Cortez, 2004. p. 667-710. | /*ref*/MIGNOLO, Walter. Histórias locais/ Projetos globais. Colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: UFMG, 2003. | /*ref*/MIOLA, Gabriela Canale (Org.). Catálogo I Mostra de Letras Artes e mediação Cultural, 2015. Disponível em: Acesso em: 24 fev. 2019. | /*ref*/MIOLA, Gabriela Canale; CORREA, Lucas Juliano. Políticas e Poéticas Afirmativas: criação e ensino de Arte na Chave da Cultura Afro-brasileira. ANPAP, 2017. In: PARAGUAI, Luisa Angélica et al (Orgs.). Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas: Memórias e Inventações, 26., 2017, Campinas. Anais... Campinas: ANPAP, PUC, 2017. Disponível em: Acesso em: 12 jun. 2018. | /*ref*/PROJETO PEDAGÓGICO DA UNILA. Disponível em: Acesso em: 12 jun. 2018. | /*ref*/QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder, cultura y conocimiento en América Latina (Análisis). Ecuador Debate. Descentralización: entre lo global y lo local. Quito: CAAP, n. 44, p. 227- 238, ago. 1998. | /*ref*/QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder, globalización y democracia: tendencias básicas de nuestra época. Caracas: Instituto de Altos Estudios Internacionales Pedro Gual, 2000. | /*ref*/QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Colección Sur Sur. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 107-130. | /*ref*/RIBEIRO, Darcy. As Américas e a civilização: processo de formação e causas do desenvolvimento desigual dos povos americanos. São Paulo: Cia das Letras, 2007. | /*ref*/RIBEIRO, Darcy. A América Latina Existe? Brasília: Editora UNB, 2010. | /*ref*/SANTOS, Boaventura de Sousa. Una epistemología del sur. México: CLACSO y Siglo XXI, 2009. | /*ref*/SANTOS, Boaventura de Sousa. Descolonizar el saber, reinventar el poder. Montevideo: Trilce, 2010. | /*ref*/SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais [on-line], v. 78, p. 3-46, out., 2007. Disponível em: Acesso em: 25 abr. 2017. | /*ref*/UNILA: Letras – Artes e Mediação Cultural | UNILA. Disponível em: Acesso em: 22 fev. 2018. | /*ref*/VASCONCELOS, José. Ulises Criollo, prólogo de Emmanuel Carballo. México: Trillas, 1998. Vídeo mostra agressão de policiais a estudantes da Unila. Disponível em: Acesso em: 24 fev. 2018. | /*ref*/WALSH, Catherine. Pedagogías decoloniales caminando y preguntando: notas a Paulo Freire desde Abya Yala. Revista Entramados - Educación Y Sociedad, v. 1, n. 1, p. 17- 31, 2014.
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 6, n. 2 (2019): Ensino/Aprendizagem das Artes na América Latina: colonialismo e questões de gênero | Revista GEARTE; v. 6, n. 2 (2019): Ensino/Aprendizagem das Artes na América Latina: colonialismo e questões de gênero | 2357-9854
Assuntos
Artes Visuales. Educación Artística. UNILA. Decolonial | Artes Visuais. Ensino da Arte. UNILA. Decolonial.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion