-
Nelma Pezzin’s sensitive doing: artist and teacher||El trabajo sensible de Nelma Pezzin: artista y profesora||O fazer sensível de Nelma Pezzin: artista e professora
- Voltar
Metadados
Descrição
The aim in this text is to recover artistic and teaching practices to question how the poeticity of a sensitive doing acts and makes sense. It is hypothesized that Art and artistic processes nurture teaching, and institute methodologies and educational practices in teaching contexts. Its corpus is one of the 10 artists from the research “The place of discourse in Art and Teaching: intertwining and articulations woven in educational contexts”, who have been professors at the Arts Center of the Federal University of Espírito Santo (UFES), since 1976. It uses Duve as reference for graduate education and Fiorin, Landowski, Oliveira for the semiotic approach analysis. It concludes that the relations between Art and teaching are considered interrelations and education is sharing. The “life form” of the artist teacher, or what she does, has in her articulation of artistic practices and teachers her own constitution as a subject.||En este texto, el objetivo principal es recuperar las prácticas artísticas y de enseñanza para interrogar cómo la poética de un trabajo sensible actúa y tiene sentido. Se presume que el Arte y los procesos artísticos nutren la enseñanza e instituyen metodologías y prácticas educativas en contextos de enseñanza. Elige cómo corpus a una de las 10 artistas que participan en la investigación "El lugar del discurso en el Arte y la enseñanza: entrelazados y articulaciones tejidas en contextos educativos", que eran docentes en el Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), desde 1976. Se utiliza Duve como referencia para la educación superior y Fiorin, Landowski, Oliveira para el análisis del enfoque semiótico. Concluye que las relaciones entre el Arte y la enseñanza son de intercambio y la educación es compartir. La "forma de vida" de la artista profesora, o lo que la hace-ser tiene en la articulación de las prácticas artísticas y docentes su propia constitución como sujeto.||Este texto tem como objetivo principal recuperar práticas artísticas e docentes para interrogar como a poeticidade de um fazer sensível atua e faz sentido. Tem como hipótese que a Arte e os processos artísticos nutrem a docência e instituem metodologias e práticas educativas em contextos de ensino. Elege como corpus uma das 10 artistas integrantes da pesquisa “O lugar do discurso na Arte e na Docência: entrelaçamentos e articulações tecidas em contextos educativos”, que foram professoras no Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), desde o ano de 1976. Utiliza Duve como referencial para o ensino superior e Fiorin, Landowski, Oliveira para as análises na abordagem semiótica. Conclui que as relações entre a Arte e o ensino são de trocas e a educação é partilha. A “forma de vida” da professora artista, ou o que a faz-ser tem na articulação das práticas artísticas e docentes a sua própria constituição como sujeito.
ISSN
2357-9854
Periódico
Colaboradores
Cnpq, FAPES
Autor
Rebouças, Moema Martins
Data
2 de abril de 2020
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/96824 | 10.22456/2357-9854.96824
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/96824/56561 | /*ref*/BERG, Thayane Vicente Vam de. Arquivos de artistas plásticos: processo de criação artística nos documentos de Rubens Gerchman. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos, Rio de Janeiro, 2016. | /*ref*/BISMARCK, Mário. Desenhar é o desenho. In: SEMINÁRIO OS DESENHOS DO DESENHO: NAS NOVAS PERSPECTIVAS SOBRE ENSINO ARTÍSTICO, 1., 2001, Porto. Anais [Actas]... Porto: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, 2001. p. 55-58. | /*ref*/BUORO, Anamelia Bueno. Olhos que pintam: a leitura da imagem e o ensino da arte. São Paulo: EDUC/FAPESP/Cortez, 2002. | /*ref*/DUVE, Thierry de. Fazendo escola (ou refazendo-a?). Trad. Alexânia Ripoll. Chapecó: Argos, 2012. | /*ref*/FIORIN, Jose Luiz. Práxis enunciativa. In: PERNAMBUCO, Juscelino; FIGUEIREDO, Maria Flávia; SALVIATO-SILVA, Ana Cristina. (Orgs.). Coleção Mestrado em Linguística. Franca: Unifran-5, 2010. p. 53-73. | /*ref*/GREIMAS, Algirdas Julien. Sobre o sentido: ensaios semióticos. Trad: Ana Cristina Cruz Cesar et all. Petrópolis, Vozes, 1975. | /*ref*/GREIMAS, Algirdas; COURTÉS, Joseph. Dicionário de Semiótica. Trad. Alceu Dias Lima et al. São Paulo, Cultrix, s/d. | /*ref*/GUIMARÃES, Lincoln. Projeto de deriva. In: PEZZIN, Nelma. Nelma Pezzin: pinturas e desenhos. Vitória: EDUFES, 2008. p. 5-6. | /*ref*/LANDOWSKI, Eric. A sociedade refletida. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: EDUC/Pontes, 1992. | /*ref*/LANDOWSKI, Eric. Viagens às nascentes do sentido. In: SILVA, Ignácio. (Org.). Corpo e Sentido: a escuta do sensível. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996. p. 21-44. | /*ref*/LANDOWSKI, Eric. Gosto se discute In: LANDOWSKI, Eric; FIORIN, José Luiz. (Orgs.). O gosto da gente, o gosto das coisas, São Paulo: Educ, 1997. p. 97-160. | /*ref*/LANDOWSKI, Eric. O olhar comprometido. Galáxia: Revista Transdisciplinar de Comunicação, Semiótica, Cultura. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, n. 2, p. 19-56, 2001. | /*ref*/LANDOWSKI, Eric. Interações arriscadas. Trad. Luiza Helena Oliveira da Silva. São Paulo: Estação das Letras e Cores: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2014. | /*ref*/LANDOWSKI, Eric. Regimes de sentido e formas de educação. Entreletras, Araguaína/TO, v. 7, n. 2, jul/dez. 2016. | /*ref*/LANDOWSKI, Eric. Com Greimas: interações semióticas. São Paulo: Estação das Letras e Cores: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2017. | /*ref*/OLIVEIRA, Ana Claudia. Sabor de Sabor Pão de Açúcar, à luz da semiótica. In: Compós XII- Encontro Anual da Associação de Programas de Pós-Graduação em Comunicação-2003, Recife. Caderno de textos: Produção de sentido nas mídias, 2003, v. 1, p. 56-74. Disponível em . Acesso em: 22 ago. 2018. | /*ref*/OLIVEIRA, Ana Claudia. Entrevista com Ana Claudia de Oliveira por Sandra Regina Ramalho e Oliveira. Palíndromo, Periódico do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais — CEART/UDESC, Florianópolis, v. 5, n. 10, p. 178-197, 2013. | /*ref*/PEZZIN, Nelma. Catálogo da exposição: Nelma Pezzin: pinturas e desenhos. Vitória. EDUFES, 2008. | /*ref*/PEZZIN, Nelma. Entrevista concedida ao Grupo de Pesquisa GEPEL em 10/05/2018. | /*ref*/TATIT, Luiz. Análise semiótica através das letras. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001. | /*ref*/ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em Artes: um paralelo entre Arte e Ciência. Campinas: Autores Associados, 1998.
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 7, n. 1 (2020): Ensino de Artes Visuais: histórias e memórias | Revista GEARTE; v. 7, n. 1 (2020): Ensino de Artes Visuais: histórias e memórias | 2357-9854
Assuntos
Artist and professor. Narratives Visual Arts Teaching. | Artista y profesora. Narrativas. Educación Artística. | Artes Visuais, Educação. | Artista e professora. Narrativas. Ensino de Artes Visuais.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion