Descrição
Este artigo propõe a análise de uma entrevista concedida pelo cancionista brasileiro Nelson Coelho de Castro, ao programa Jornal do Almoço (RBS TV), em 1986. O objetivo é tanto interpretar a performance do entrevistado quanto analisar a canção que é apresentada, levando em conta sua trajetória e o contexto do programa de televisão. Tem-se em vista o posicionamento do artista perante a Música Popular Brasileira (MPB) e a produção independente, afetadas naquele final de século por transformações tecnológicas e culturais. Toma-se como referencial teórico o modelo de análise de canção de Luiz Tatit (2002) e os vetores ligados ao conceito de canção das mídias, de Heloísa de A. D. Valente (2003). Observa-se, assim, a constante tensão no contexto midiático e cultural entre a postura crítica e a adequação.Palavras-chave: comunicação, canção, televisão, MPB.||The proposal of this article is to analyze an interview given by the Brazilian singer/songwriter Nelson Coelho de Castro to Jornal do Almoço (RBS TV) in 1986. The objective is to interpret the interviewee’s performance as well as to analyze the song he played, considering his trajectory and the context of the television show. We have in mind the artist’s position on Brazilian popular music (MPB) and the independent production, affected at the end of that century by technological and cultural changes. The model of song analysis by Luiz Tatit (2002) and the vectors associated with the concept canção das mídias, by Heloísa de A. D. Valente (2003), are taken as theoretical references. Therefore, we observe the constant tension in the mediatic and cultural context between the critical stance and adequacy.Keywords: communications, song, television, MPB.