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Neoliberalism and mental suffering among public education servants ||NEOLIBERALISMO E SOFRIMENTO MENTAL ENTRE SERVIDORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
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Metadados
Descrição
This article aims to analyze the repercussions of the neoliberal system on the work dynamics and health of teachers and administrative technicians working at a Federal Education Institute. This is a cross-sectional study which objective was to identify psychosocial risks in the work environment. Data were collected through an official report of licenses for health treatment due to Mental and Behavioral Disorders (CMD); sociodemographic questionnaire and the Health Safety Executive Indicator Tool (HSE-IT) instrument. The results showed that the labor dynamics imposed by neoliberalism affect the relationship between mental health and the work of public servants, resulting in the intensification of work and forms of organization and management, with the aggravating scenario of instability and insecurity in public education. The most affected actors are women and the technical-administrative professional category, replicating the social constructions imposed by this system. It was possible to identify and analyze the macrosocial aspects that impact the microcontext of work and that can have an impact on workers' mental health.||O objetivo deste estudo foi investigar as repercussões das transformações no âmbito da educação pública advindas do sistema neoliberal na saúde mental e no trabalho de docentes e técnico-administrativos do ensino público federal. Trata-se de um estudo de corte transversal de prevalência de absenteísmo por Transtornos Mentais e Comportamentais (TMC) entre os servidores de uma instituição de ensino. Buscou-se integrar de forma interdisciplinar os diferentes referenciais teóricos e modelos da saúde mental relacionada ao trabalho, resguardadas as diferenças epistemológicas, bem como escapar do reducionismo diante de um tema de tal complexidade. Os resultados evidenciaram que as dinâmicas laborais impostas pelo neoliberalismo afetam a relação entre saúde mental e trabalho dos servidores, repercutindo na intensificação do trabalho, dimensão “demanda”, nas formas de organização e gestão, dimensões “apoio da chefia” e “mudanças”, com o agravante do cenário de instabilidade e insegurança da educação pública. A pesquisa acionou um alerta sobre a importância de políticas públicas para promover cuidados e atenção à saúde mental de servidores públicos federais.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Freitas, Cristiane de | Silva, Luiz Felipe | Mendes , Davidson Passos
Data
24 de janeiro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/46003 | 10.35699/2238-037X.2023.46003
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2023 Trabalho & Educação | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Fonte
Trabalho & Educação; Vol. 32 No. 3 (2023); 169-185 | Trabalho & Educação; Vol. 32 Núm. 3 (2023); 169-185 | Trabalho & Educação; Vol. 32 No 3 (2023); 169-185 | Trabalho & Educação; v. 32 n. 3 (2023); 169-185 | 2238-037X | 1516-9537
Assuntos
Educação | Trabalho. | Saúde Mental
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion