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NEOLIBERALISM AND SECONDARY EDUCATION REFORM||NEOLIBERALISMO Y REFORMA DE LA ESCUELA SECUNDARIA||NEOLIBERALISMO E REFORMA DO ENSINO MÉDIO
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Metadados
Descrição
The recent Reform of Brazilian High School reopened the debate on the role of Schools in society. Therefore, this article seeks to understand how this phenomenon is inscribed in the Brazilian context. Through bibliographical research, it was found that, for each revolution in production models, there was a related school structure. It is possible to affirm that there was a reorganization of the school environment to respond to the demands of Taylorism-Fordism and those of Toyotism. The recent Reform of High School is part of this logic and, in the midst of a strong program of productive restructuring, it seeks to readapt school curricula to face the neoliberal demands for workforce training for a precarious labor market.||La reciente reforma de la educación secundaria brasileña ha reabierto el debate sobre el papel de la escuela en la sociedad. Ante esto, este artículo busca comprender cómo este fenómeno se inserta en el contexto brasileño. A través de una investigación bibliográfica, el estudio encontró que, para cada revolución en los modelos de producción, existía una estructura escolar relacionada. Es posible afirmar que hubo una reorganización del ambiente escolar para responder a las demandas tanto del taylorismo-fordismo como del toyotismo. La reciente reforma de la educación secundaria se enmarca en esta lógica, en medio de un fuerte programa de reestructuración productiva, que busca readaptar los currículos escolares para satisfacer las demandas neoliberales de capacitación laboral para un mercado laboral precario.||A recente reforma do ensino médio brasileiro reabriu o debate sobre o papel da escola na sociedade. Diante disso, este artigo busca entender como esse fenômeno se inscreve no contexto brasileiro. Mediante uma pesquisa bibliográfica, o estudo verificou que, para cada revolução nos modelos de produção, houve uma estrutura escolar correlata. É possível afirmar que houve uma reorganização do ambiente escolar para responder às demandas tanto do taylorismo-fordismo quanto do toyotismo. A recente reforma do ensino médio se inscreve nessa lógica, em meio a um forte programa de reestruturação produtiva, procurando readaptar os currículos escolares para fazer frente às demandas neoliberais de formação de mão de obra para um mercado de trabalho precarizado.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Lúcio dos Santos Júnior, Gentil | Bruno da Costa Santos, Rafael
Data
26 de fevereiro de 2024
Formato
Identificador
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista Cronos | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Revista Cronos; Vol. 24 No. 1 (2023): DOSSIÊ COVID-19: Sociedade e Comunicação; 143-157 | Revista Cronos; Vol. 24 Núm. 1 (2023): DOSSIÊ COVID-19: Sociedade e Comunicação; 143-157 | Revista Cronos; v. 24 n. 1 (2023): DOSSIÊ COVID-19: Sociedade e Comunicação; 143-157 | 1982-5560 | 1518-0689 | 10.21680/1982-5560.2023v24n1
Assuntos
Ensino médio | Reforma | Modelos de produção | Ciências Sociais | Neoliberalismo | Educacion | Precariedad | Ciencias Sociales | High school | Reform | Production models | Social Sciences
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | texto | Text | Texto