Descrição
Neste artigo, analisamos a relação estabelecida entre a Netflix e os usuários do serviço de streaming nos sites de redes sociais mantidos pela empresa, a partir de um olhar sobre o uso do chamado “capital emocional”. Mais do que simples consumidores, os assinantes demonstram comportamentos e formas de abordagem que se assemelham a práticas normalmente identificadas com o universo dos fandoms. A empresa, por sua parte, também lança mão de uma série de mecanismos de aproximação que vêm sendo caracterizados como apelo a esse tipo de capital, por meio de uma mobilização de aspectos relativos ao universo dos fãs de série. Analisamos a estratégia da empresa e o engajamento desses consumidores-fãs no contexto de um mercado televisivo extremamente competitivo e marcado pelo alto consumo e circulação de ficção seriada. Palavras-chave: Netflix, fãs-consumidores, consumo cultural, mídias sociais, capital emocional.||In this article, we analyze the relationship established between Netflix and users of the streaming service in the company’s official social media pages, through the perspective regarding the use of the so-called “emotional capital”. More than just mere consumers, subscribers manifest behaviors and forms of proximity that resemble practices usually associated with the fan’s universe. The streaming business, on its own, also incorporates many strategies to foster closeness that have been identified as a plea of this type of capital, through a mobilization of aspects concerning the universe of TV series’ fans. We investigate the company’s strategy and these fansumers’ engagement in the context of a highly competitive television market, emphasized by a large consumption and circulation of television serial fiction.Keywords: Netflix, fansumers, cultural consumption, social media, emotional capital.