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Neuroaesthetics of dance: a neurobiological analysis of the viewer||Neuroestética de la danza: un análisis neurobiológico del espectador|| Neuroestética da dança: uma análise neurobiológica do dançarino ao espectador
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Metadados
Descrição
The aim of the study was to identify changes in neurobiological mechanisms when watching a dance according to the spectator's aesthetic experience. This is a literature review with data search carried out in the Pubmed, Web of Science and Portal de Periódicos CAPES databases from January 2020 to August 2021. as posterior superior temporal sulcus, central zones of the dorsal and ventral pathways of the visual cortex, send information to the parietal and premotor cortex activating the action observation network, these findings are important to better understand the exchange and gains between the dancer and spectator.||El objetivo del estudio para identificar alteraciones en los mecanismos neurobiológicos para asistir a una danza de acuerdo con la experiencia estética del espectador. Trata-se de uma revisão de literatura com busca de dados realizados nas bases de dados Pubmed, Web of Science y Portal de Periódicos CAPES de janeiro de 2020 a agosto de 2021. Percebe-se um gran engajamento cognitivo na observação da dança, areas cerebrais como sulco temporal superior posterior, zonas centrais da via dorsal e ventral do córtex visual, enviam informações ao córtex parietal e pré-motor ativando a rede de observação de ação, esses achados são importantes para se melhor a troca e os ganhos entre o dançarino y espectador.||O objetivo deste artigo foi apresentar os mecanismos neurobiológicos ao assistir uma dança diante da experiência estética que começa no dançarino e chega até o espectador. Trata-se de uma revisão de literatura com busca nas bases de dados do Pubmed, Web of Science e Portal de Periódicos CAPES, em português e inglês, de janeiro de 1972 a agosto de 2022. As palavras-chave são baseadas no Descritores em Ciências da Saúde (DeCS e MeSH) com operadores booleanos OR e AND. Os artigos incluídos nesta revisão foram estudos de revisão e originais, excluímos todos os que tratassem de outra modalidade artística, como música e teatro. Percebe-se um grande engajamento cognitivo nos espectadores, sobretudo nas áreas cerebrais, como sulco temporal superior posterior, zonas centrais da via dorsal e ventral do córtex visual, que enviam informações ao córtex parietal e pré-motor, ativando a rede de observação de ação. Tais achados são importantes para se compreender melhor a troca e os ganhos entre o dançarino e espectador.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Lima, Henrique | Viegas Caixeta , Fábio | Espindola Mota Venâncio , Patricia | Carlos Pereira Monteiro, Luís | Almeida Ramos, Isabela
Data
22 de novembro de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/76031 | 10.5216/rpp.v27.76031
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Pensar a Prática
Fonte
Pensar a Prática; Vol. 27 (2024) | Pensar a Prática; v. 27 (2024) | 1980-6183 | 1415-4676
Assuntos
Neurociência | Cognição | Dança | Estética
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | avaliado por pares