-
New Pedagogical Ha(bit)ats: a Hybrid Life-Linked Education Perspective||Nuevos Ha(bit)ares Pedagógicos: una Perspectiva de Educación Híbrida Ligada a la Vida||Novos Ha(bit)ares Pedagógicos: uma Perspectiva de Educação Híbrida Ligada à Vida
- Voltar
Metadados
Descrição
This work aimed to explore the relationship between the concepts of Digital Citizenship, OnLife Education, and Hybrid Dwelling, in light of digital competencies, aiming at understanding the structural and paradigmatic changes that are becoming a reality in the 21st century, at the epistemological and curricular level. Through a bibliographic study, we discuss theoretical and practical implications of these concepts, considering a perspective of education linked to life and presenting the necessary digital competencies for teachers in this context. We also reflect on Paulo Freire’s epistemological perspective to problematize new paths for education. The study contributes to the understanding of a rapidly evolving curricular innovation scenario, where technology should no longer be seen as a tool or method, but as an environmental, natural, and intrinsic force to educational processes.
||Este trabajo tuvo como objetivo explorar la relación entre conceptos de Ciudadanía Digital, Educación OnLife y Habitar Híbrido, a la luz de las competencias digitales, para comprender los cambios estructurales y paradigmáticos que involucran la realidad en el siglo XXI, a nivel epistemológico y curricular. En un estudio bibliográfico, discutimos las implicaciones teóricas y prácticas de estos conceptos, considerando una perspectiva de educación ligada a la vida y presentando las competencias digitales docentes necesarias para este contexto. También reflexionamos sobre la perspectiva epistemológica de Freire, problematizando nuevos caminos en la educación. El estudio contribuye a la comprensión de un escenario de innovación curricular en rápido proceso evolutivo, cuya tecnología ya no debe ser vista como herramienta, sino como una fuerza ambiental, e intrínseca a los procesos educativos.||Este trabalho objetivou explorar a relação entre os conceitos de Cidadania Digital, Educação OnLife e Habitar Híbrido, à luz das competências digitais, visando a compreensão de mudanças estruturais e paradigmáticas que vêm se tornando realidade no século XXI, em nível epistemológico e curricular. Por meio de um estudo bibliográfico, discutimos implicações teóricas e práticas desses conceitos, considerando uma perspectiva de educação ligada à vida e apresentando as competências digitais docentes necessárias para o contexto em tela. Refletimos também sob o viés epistemológico de Paulo Freire para problematizar novos caminhos para a educação. O estudo contribui para a compreensão de um cenário de inovação curricular em rápido processo evolutivo, cuja tecnologia não deve mais ser vista como ferramenta ou método, mas como uma força ambiental, natural e intrínseca aos processos educativos.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Santos, Aline Patrícia Sobral dos | Vieira, Fabia Magali Santos | Mattar Neto, João Augusto | Lacerda, Marcelo de Miranda
Data
31 de maio de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/61595 | 10.23925/1809-3876.2024v22e61595
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista e-curriculum; Vol. 22 (2024): Fluxo contínuo; e61595 | Revista e-Curriculum; v. 22 (2024): Fluxo contínuo; e61595 | 1809-3876
Assuntos
digital citizenship | OnLife education | digital competencies | hybrid habitat | ciudadanía digital | educación OnLife | competencias digitales | hábitat híbrido | cidadania digital | educação OnLife | competências digitais | habitar híbrido
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion