-
NIASE- CENTER FOR SOCIAL AND EDUCATIONAL RESEARCH AND ACTION: 20 YEARS OF TEACHING, RESEARCH AND OUTREACH||NIASE- CENTRO DE INVESTIGACIÓN Y ACCIÓN SOCIAL Y EDUCATIVA: 20 AÑOS DE ENSEÑANZA, INVESTIGACIÓN Y EXTENSIÓN||NÚCLEO DE INVESTIGAÇÃO E AÇÃO SOCIAL E EDUCATIVA: 20 ANOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
- Voltar
Metadados
Descrição
The article presents the trajectory throughout the twenty years of existence of the Nucleus of Research and social and Educational Action, of the Federal University of São Carlos. The authors focus on the specificity of NIASE: the articulation between teaching, research and university extension based on the concept of dialogic learning, the understanding that university extension and teacher training need to be carried out based on scientific evidence produced in co-creation with the population, and that insertion in international research networks is essential to produce quality knowledge. The research and extension projects of the group and the subjects taught over the 20 years by researchers, both beginners and experienced, who belong or have belonged to the NIASE team, are analyzed. The main thread of the narration is given by the most experienced author, in dialogue with the other two authors, both formed at NIASE and who currently coordinate the Nucleus together with her. ||El artículo presenta la trayectoria a lo largo de los veinte años de existencia del Núcleo de Investigación y Acción Social y Educativa, de la Universidad Federal de São Carlos. Las autoras y autor se dedican a lo que es la especificidad del NIASE: la articulación entre la enseñanza, la investigación y la extensión universitária basada en el concepto de aprendizaje dialógico, la comprensión de que la extensión universitaria y la formación de los profesores necesitan ser realizadas con base en evidencias científicas producidas en co-creación con la población, y que la inserción en redes internacionales de investigación es esencial para se producir conocimiento de calidad. Son analizados los proyectos de investigación y extensión del grupo y las materias impartidas a lo largo de los 20 años por los investigadores, tanto principiantes como experimentados, que pertenecen o han pertenecido al equipo de NIASE. El hilo conductor de la narración lo da la autora más experimentada, hacendolo en diálogo con el autor y la autora formados en el NIASE y que actualmente com ella coordinan el Núcleo.
||O artigo apresenta o percurso de vinte anos de existência do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE), da Universidade Federal de São Carlos. As autoras e o autor se dedicam ao que é especificidade do Núcleo: a articulação entre ensino, pesquisa e extensão com base no conceito de aprendizagem dialógica, do entendimento de que a extensão universitária e a formação de professores precisam ser realizadas com base em evidências científicas produzidas em cocriarão com a população, e que a inserção em redes internacionais de pesquisa é fundamental para produzir conhecimento de qualidade. São resgatados os projetos de pesquisa e de extensão do grupo realizados ao longo dos 20 anos pelos pesquisadores e pesquisadoras, iniciantes e experientes, que compõem ou compuseram o grupo. O fio condutor da narrativa é dado pela autora mais experiente, em interlocução com a autora e o autor formados no NIASE e que atualmente coordenam o grupo em conjunto.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Rodrigues de Mello, Roseli | Marini Braga, Fabiana | Nishiwaki da Silva, Alexandre Rodrigo
Data
31 de dezembro de 2022
Formato
Identificador
https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/628 | 10.22476/revcted.v8.id628
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 Crítica Educativa
Fonte
Crítica Educativa; v. 8 n. 3 (2022): NIASE_20 anos; 1-24 | 2447-4223
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion