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No museu e na Avenida, Leandro Vieira “de fora”: considerações sobre carnavalescos em exposições de arte contemporânea
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Metadados
Descrição
Considering the work “Brazilian Flag” (2019-2021) produced by the carnival maker Leandro Vieira – who works at Rio de Janeiro’s carnival schools –, and more specifically its exhibition and subsequent incorporation at MAM-Rio’s collection, we will discuss issues and strategies concerning recent events that means transits between “popular” and institutionalized contemporary art. From a decolonial perspective, we will discuss how these transits between carnivalesque and institutional art spaces by way of curatorship and exhibitions, when that agents and their productions are assimilated as “contemporary art”, reconfigure artistic institutions and the ways that they produce narratives, meanings and legitimation. For this, we will contextualize the Vieira’s case in relation to other carnival artists who interested agents and different artistic institutions, and we will make brief considerations about the carnival artist crafts, its practices and specific knowledge, referenced in Helenise Monteiro Magalhães and Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti researches.||Tomando como objeto de interesse o trabalho “Bandeira brasileira” (2019-2021) realizada pelo carnavalesco Leandro Vieira – atuante em escolas de samba do Rio de Janeiro –, e mais especificamente sua exibição e posterior incorporação ao acervo do MAM-Rio, discutiremos problemáticas e estratégias presentes em recentes eventos que promovem trânsitos entre o chamado “popular” e a arte contemporânea institucionalizada. A partir de uma perspectiva decolonial, discutiremos como esses trânsitos entre carnavalescos e espaços institucionais da arte via curadoria e exposições, quando esses agentes e suas produções são assimiladas enquanto “arte contemporânea”, tensionam e reconfiguram as instituições artísticas e os modos como produzem narrativas, sentidos e legitimação. Para isso, contextualizaremos o caso de Vieira em relação a outros carnavalescos que também foram alvo de interesse de agentes e instituições artísticas diversos, e faremos breves considerações sobre o ofício do carnavalesco, suas práticas e saberes específicos, referenciado nas pesquisas de Helenise Monteiro Magalhães e Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Freitas Lima, Pedro Ernesto
Data
30 de janeiro de 2024
Formato
Identificador
https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/66963 | 10.14393/OUV-v20n1a2024-66963
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2023 ouvirOUver | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
ouvirOUver; v. 20 n. 1 (2024): Dossiê Devires Decoloniais: Resistências, Impasses, Estratégias | 1983-1005 | 1809-290X
Assuntos
Carnival maker | curatorship | popular art | contemporary art | decoloniality | carnavalescos | curadoria | arte popular | arte contemporânea | decolonial
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion