-
O ato teórico no filme Entre nós talvez estejam multidões: conceito, proposição, programa, série
- Voltar
Metadados
Descrição
This text proposes an analysis of the movie Entre nós talvez estejam multidões (2020), through the Filmmakers Theory. The objective of the article is to highlight thinking strategies in a work that places the theoretical act at the service of the multitude, which in the film also appears related to a structural plan, formed by the so-called “Autonomous Structuring Blocks”. First, the article presents premises of research in Filmmakers Theory. Then, it considers four thought production strategies in the film: a) the introduction of the concept of multitude in the title and its dialogue with the images; b) the enunciation of a proposition in the title; c) the existence of a program that structures the film (the “Structuring Autonomous Blocks”); d) the production of a series with the film Videomemória (2020). In Entre nós talvez estejam multidões, the theoretical-intellectual investment is not a condition to access the film, as it seems to emerge from the surroundings, with the questioning that the film manages to pose about itself.||Este texto propone un análisis de la película Entre nós talvez estejam multidões (2020), a través de la lente de la Teoría de les Cineastas. El objetivo del artículo es destacar las estrategias de pensamiento en una obra que pone el acto teórico al servicio de la multitud, que en la película también aparece relacionada con un plano estructural, formado por los llamados “Bloques Estructurantes Autónomos”. En primer lugar, el artículo presenta premisas de investigación en Teoría de les Cineastas. A continuación, el texto considera cuatro estrategias de producción de pensamiento en la película, a saber: a) la introducción del concepto de multitud en el título y su diálogo con las imágenes; b) la enunciación de una proposición en el título; c) la existencia de un programa que estructura la película (los Bloques Estructurantes Autónomos); d) la producción de una serie con la película Videomemória (2020). En Entre nós talvez estejam multidões, la implicación teórico-intelectual no es una condición de acceso a la obra, sino que surge del entorno, de las diversas formas de cuestionamiento que la película consigue hacer de sí misma.||Este texto propõe uma análise do filme Entre nós talvez estejam multidões (2020), pela via da Teoria de Cineastas. Após apresentar premissas da abordagem, o artigo considera quatro estratégias de produção de pensamento no filme, quais sejam: a) a introdução do conceito de multidão no título e seu diálogo com as imagens; b) a enunciação de uma proposição no título; c) a existência de um programa que estrutura o filme (os Blocos Autônomos Estruturantes); d) a produção de uma série com o filme Videomemória (2020). Cada estratégia de produção de pensamento observada é definida em uma triangulação que envolve ditos dos cineastas, imagens e sons do filme, e conceitos advindos da teoria do cinema e da arte.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Leites, Bruno | Pereira Macedo, Lennon
Data
29 de maio de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/60010 | 10.22409/rmc.v18i2.60010
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Mídia e Cotidiano
Fonte
Mídia e Cotidiano; v. 18 n. 2 (2024): Diálogos interdisciplinares vindos do Sul Global: a IA na berlinda; 214-235 | 2178-602X | 10.22409/rmc.v18i2
Assuntos
Cinema | Imagem | Multidão | Política | Teoria de cineastas | filme Entre nós talvez estejam multidões | Teoria de Cineastas | Cine | Imagen | Multitud | Política | Teoría de les Cineastas | película Entre nós talvez estejam multidões | Teoría de les Cineastas | Film | Filmmakers Theory | Image | Multitude | Politics | movie Entre nós talvez estejam multidões | Filmmakers Theory
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion