-
O CANTO ORFEÔNICO E SUA INFLUÊNCIA NA PRÁTICA DOCENTE
- Voltar
Metadados
Descrição
Esse artigo é resultado de reflexões elaboradas a partir de uma pesquisa de campo realizada em uma escola municipal localizada na cidade de Fortaleza, Ceará, e das análises feitas a partir da disciplina “Educação Musical Brasileira: Metodologias e Tendências”, do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará. Tem como objetivo destacar a influência que o Canto Orfeônico, implantado por Heitor Villa-Lobos no Brasil, exerce até os dias atuais no ensino de Música na escola básica. Tal constatação se deu após uma visita in loco e à entrevista aberta realizada com o professor de Arte atuante nele, sendo também uma pesquisa de cunho metodológico qualitativo (MINAYO, 2009). O aporte teórico dispõe dos estudos de Freire (2018), Lisboa (2015), Loureiro (2001) e Souza (2012).
ISSN
1519-6569
Periódico
Colaboradores
Universidade Federal do Ceará
Autor
Macedo, Eloilma Moura Siqueira; Universidade Federal do Ceará | Parente, Filipe Ximenes; Universidade Federal do Ceará
Data
30 de junho de 2021
Formato
Identificador
http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/815 | 10.19179/2319-0868.815
Idioma
Editor
Direitos autorais
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os seus direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE: os direitos de primeira publicação e a permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. By submitting an article to FUNDARTE MAGAZINE and having approved it, the authors retain their copyright and agree to assign, without payment, the following copyrights to FUNDARTE MAGAZINE: the rights of first publication and the permission for this journal to redistribute this article and its data to the indexing and reference services that its editors deem appropriate. This work is licensed under a Creative Commos Attribution 3.0 License
Fonte
Revista da FUNDARTE; v. 45, n. 45 (2021): ARTE, EDUCAÇÃO E PERFORMANCE: textos e contextos; 1-15 | 2319-0868 | 1519-6569 | 10.19179/2319-0868.v45.n45
Assuntos
Educação Musical; Canto Orfeônico; Prática Docente.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion