-
O componente curricular arte no ensino médio integrado dos Institutos federais: uma possibilidade de integração com a educação profissional e tecnológica
- Voltar
Metadados
Descrição
The present article aims to present a pedagogical practice that helps to promote the integration between the arts curriculum and vocational and technological education in the integrated high school offered by the Federal Institutes of Educational Science and Technology in Brazil, consid-ering the perspective of human formation and focusing on one of its aspects, work as a pedagog-ical principle. To this end, the conceptual foundations of this type of education are objectively pre-sented, the concept of work as an educational principle is discussed, a brief explanation of the characteristics of counter-hegemonic arts education (with influence from the triangular approach of Ana Mae Barbosa) is given, and the conceptual and ideological similarities and approximations between arts education and professional education, which aims to be omnilateral and emanci-pated, are discussed. Finally, a proposal is presented to illustrate the feasibility of integration be-tween artistic and technical learning. It concludes that this integration is possible if the art educator knows and masters the conceptual foundations of professional and technical education and acts pedagogically with ethical and political commitment.||O presente artigo tem por objetivo sugerir uma prática pedagógica que ajude a promover a integração entre o Componente Curricular Arte e a Educação Profissional e Tecnológica no ensino médio integrado ofertado pelos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia no Brasil, levando em consideração a perspectiva da formação humana e focando em um de seus aspectos, o trabalho como princípio educativo. Para tanto, apresenta-se de modo objetivo as bases conceituais deste tipo de ensino, o conceito de trabalho como princípio educativo, uma breve explanação sobre as características do ensino de Arte contra-hegemônico (com influência da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa) e as semelhanças e aproximações conceituais e ideológicas entre o ensino de Arte e a educação profissional que busca ser omnilateral e emancipada. Por fim, apresenta-se a proposta que visa exemplificar a viabilidade de integração entre a aprendizagem artística e a aprendizagem técnica, apresentando a conclusão de que esta integração se faz possível quando o arte-educador conhece e domina as bases conceituais da educação profissional e tecnológica e atua pedagogicamente com compromisso ético-político.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Carvalho, Edvaldo do Nascimento | Bastos, Argemiro Midonês
Data
6 de junho de 2024
Formato
Identificador
https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/23783 | 10.5965/198431781820231e0057
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Edvaldo do Nascimento Carvalho | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Journal of Education, Arts, and Inclusion; Vol. 20 No. 1 (2024): Revista Educação, Artes e Inclusão - Publicação contínua; e0057 | Revista Educação, Artes e Inclusão; v. 20 n. 1 (2024): Revista Educação, Artes e Inclusão - Publicação contínua; e0057 | 1984-3178 | 10.5965/198431782012024
Assuntos
Arte | Educação profissional | Integração | Arte | Educação | art | vocational education | integration
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos pares