-
O curso de música no ensino superior: a inclusão das pessoas surdas a partir das grades curriculares||The music course at the university: the inclusion of deaf people from the curriculum matrices
- Voltar
Metadados
Descrição
A inclusão e o ensino de música junto a pessoas surdas são temas que vêm sendo debatidos e têm ganhado cada vez mais espaço nas universidades brasileiras. Contudo, ainda há limitações na organização de projetos políticos e de educação pública que tencionam dar visibilidade a essa parcela da população e possibilitar as condições necessárias a uma formação efetiva. Este artigo, de caráter qualitativo exploratório, aborda a disponibilidade de ferramentas e a presença de disciplinas voltadas à inclusão e o ensino de música junto a pessoas surdas em nível superior. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental, fazendo um levantamento da grade curricular de cursos de licenciatura em música das universidades públicas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e uma busca acerca de alguns recursos voltados para o processo de ensino-aprendizagem de música para pessoas surdas. Como resultado, foram encontrados glossários em LIBRAS desenvolvidos para o ensino de música, softwares que transformam estímulos sonoros em estímulos visuais e dispositivos que ampliam as sensações vibratórias do som absorvidas pelo corpo. Todavia, constatou-se também uma disparidade no ensino da LIBRAS e na oferta de disciplinas que envolvam o tema inclusão entre os cursos de licenciatura em música, o que vem a impactar na formação dos futuros professores, pondo em questão o desenvolvimento e o acesso a um ensino de música realmente inclusivo.||The inclusion and teaching of music for deaf individuals are topics that have been discussed and have been taking up an increasingly prominent place in Brazilian universities. However, there are still limitations in the organization of political projects and public education that aim to raise awareness of this population and enable the necessary conditions for effective education. This paper, of an exploratory qualitative nature, investigates the availability of tools and the theme of social inclusion and the teaching of music to deaf individuals in undergraduate courses. First, a documentary research was carried out, collecting data of the curriculum of music education programs at public universities in the South, Southeast, and Midwest regions of Brazil was conducted and a brief search of some resources used in the teaching of music to deaf individuals. As a result, we found glossaries in Brazilian Sign Language developed for music education, software that transforms sound stimuli into visual stimuli, and devices that enhance the vibrational sensations of sound absorbed by the body. However, there was also noted a disparity in the teaching of Brazilian Sign Language and in courses related to the topic of social inclusion among music education programs, which can impact the training of future teachers, as well as hinder the development and access to truly inclusive music education.||La inclusión y la enseñanza de la música a personas sordas son temas que han estado siendo debatidos y están ganando cada vez más espacio en las universidades brasileñas. Sin embargo, existen limitaciones en la organización de proyectos políticos y de educación pública que buscan dar visibilidad a esta parte de la población y proporcionar las condiciones necesarias para una formación efectiva. Este artículo investiga el tema de la inclusión social y la enseñanza de la música a personas sordas en programas de licenciatura, indicando metodologías que puedan ser desarrolladas con y para personas sordas. En primer lugar, se realizó una búsqueda de materiales y métodos utilizados en la enseñanza de la música para personas sordas, y luego se analizaron los planes de estudio de los programas de licenciatura en música de las universidades públicas en las regiones Sur, Sudeste y Centro-Oeste de Brasil. Como resultado, se encontraron glosarios en Lengua de Señas Brasileña desarrollados para la enseñanza de la música, software que transforma estímulos sonoros en estímulos visuales y dispositivos que amplían las sensaciones vibratorias del sonido absorbidas por el cuerpo. No obstante, también se constató una disparidad en la enseñanza de la Lengua de Señas Brasileña y en las disciplinas relacionadas con el tema de la inclusión social en los programas de licenciatura en música, lo que puede afectar la formación de los futuros profesores, así como comprometer el desarrollo y el acceso a una educación musical verdaderamente inclusiva.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Vicente, Rodrigo Aparecido | Pinguello, Laís
Data
20 de agosto de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.unespar.edu.br/incantare/article/view/8392 | 10.33871/2317417X.2023.18.1.8392
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista InCantare
Fonte
Revista InCantare; v. 18 n. 1 (2023): Revista InCantare; 1-24 | InCantare; Vol. 18 No. 1 (2023): Revista InCantare; 1-24 | InCantare; Vol. 18 Núm. 1 (2023): Revista InCantare; 1-24 | 2317-417X | 2237-3365
Assuntos
Licenciatura em Música. Inclusión Social. Sordera. | Licenciatura em Música | Inclusão Social | Surdez
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion