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O DIAGNÓSTICO DE TDAH NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES COM QUEIXA ESCOLAR||O DIAGNÓSTICO DE TDAH DESDE LA PERSPECTIVA DE ESTUDIANTES CON QUEJA ESCOLAR||O ADHD DIAGNOSIS FROM THE PERSPECTIVE OF STUDENTS WITH SCHOOL COMPLAINTS
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Metadados
Descrição
O presente artigo objetiva discutir o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) a partir da perspectiva de crianças e adolescentes com queixa escolar. Inicialmente, delineia como o TDAH comparece no Manual de Diagnóstico e Estatísticas dos Transtornos Mentais, definição criticada por seu caráter medicalizante, desvelado à luz da abordagem Histórico-Cultural. Em seguida, apresenta o método adotado no trabalho de campo, para então apresentar e analisar, à luz do referencial histórico-crítico, as falas de seis crianças e adolescentes sobre o principal critério para diagnóstico de TDAH. Espera-se, com a discussão proposta, contribuir com a leitura crítica dos problemas de comportamento no contexto escolar.
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This article discusses the diagnosis of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) from the perspective of children and adolescents with school complaints. Initially, it outlines the description of ADHD in The Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, a classification that is criticized for its medicalizing characteristic from a Historical-Cultural approach. Next, the methods adopted in the fieldwork are described, and, lastly, the statements of six children and adolescents about the main criterion for the diagnosis of ADHD are presented, along with an analysis of these statements in the light of a historical-critical approach. The goal of the discussion is to contribute to a critical interpretation of behavior problems in the school context.
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Este artículo tiene como objetivo discutir el diagnóstico del transtorno de déficit de atención con hiperactividad (TDAH) desde la perspectiva de niños y adolescentes con quejas escolares. Inicialmente, describe cómo aparece el TDAH en el Manual de Diagnóstico y Estadísticas de Trastornos Mentales, una definición criticada por su carácter medicalizante, revelada bajo un enfoque histórico- cultural. Luego, presenta el método adoptado en el trabajo de campo, para a continuación presentar y analizar, basado en el marco histórico-crítico, las declaraciones de seis niños y adolescentes sobre el criterio principal para el diagnóstico de TDAH. Se espera, con la discusión propuesta, contribuir a la lectura crítica de los problemas de conducta en el contexto escolar.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Ribeiro, Maria Izabel Souza | Viégas, Lygia de Sousa | de Oliveira, Elaine Cristina
Data
4 de dezembro de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5864 | 10.22481/praxisedu.v15i36.5864
Idioma
Editor
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Práxis Educacional; v. 15 n. 36 (2019): Edição Especial; 178-201 | Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 36 (2019): Edição Especial; 178-201 | Práxis Educacional; Vol. 15 No. 36 (2019): Edição Especial; 178-201 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Abordagem histórico-cultural | Medicalização | TDAH | TDAH | Medicalización | Enfoque historico-cultural | ADHD | Medicalization | Historical-cultural approach
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion