-
O engenheiro de 2020 – Uma inovação possível
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo apresenta os desafios das escolas de engenharia, que devem ser superados ao final desta década. O elevado índice de evasão e as altas taxas de reprovação em disciplinas são únicos no ensino superior, de modo que algo precisa ser feito, pois a engenharia, eleita como a profissão do terceiro milênio, por ser aquela que mais agrega qualidade de vida ao ser humano, carece de um cuidado especial em face de sua importância para o país. Nesse sentido, sugerem-se investimentos em uma nova linha de pesquisa, a educação em engenharia, para dar suporte a essas ações e são apresentados modelos alternativos para tornar o curso de engenharia mais atraente. A criação de um espaço lúdico, que alie a engenharia às artes e ao design, talvez seja a ação mais efetiva para a integração das engenharias às outras profissões, sendo esta a solução para acelerar o desabrochar do processo criativo e inovador do jovem estudante.||The challenges faced by engineering schools, which are to be overcome by the end of this decade, are presented. The high rates of evasion and failure in disciplines are unparalleled in higher education; therefore, something must be done, since engineering, elected as the third millennium profession for being that which most adds quality of life for human beings, requires special care due to its importance to the country. In that regard, we suggest investments in a new line of research, engineering education, to support those actions, and present alternative models to make the engineering program more attractive. The creation of a playful space, combining engineering and arts and design, may be the most effective action for integrating the different types of engineering into other profession; and we understand that as a solution to speed up the flourishing of young students’ creative and innovative process.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Cardoso, José Roberto
Data
18 de fevereiro de 2014
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76172 | 10.11606/issn.2316-9036.v0i100p97-108
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2023 Revista USP | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Revista USP; n. 100 (2014): EDUCAÇÃO; 97-108 | 2316-9036 | 0103-9989
Assuntos
educação em engenharia | inovação | avaliação | desafios da engenharia | education in engineering | innovation | assessment | challenges to engineering
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion