Descrição
Com o retorno do ensino obrigatório de Filosofia, nas escolas de ensino médio, abre-se um espaço oficial no currículo voltado para a atividade filosófica. Diante dessa nova realidade, cada vez mais se questiona quais conteúdos devem ser trabalhados, bem como a melhor forma de conduzir o processo de ensino e aprendizagem. O texto divide-se em três partes: a primeira trata sobre a importância e a relação da filosofia com a vida cotidiana dos seres humanos; a segunda aponta os pontos e contrapontos tanto da abordagem pelo ensino através da história da filosofia quanto pela abordagem por meio de temas relevantes; na terceira parte será apresentada outra possibilidade para o ensino de Filosofia, a abordagem problemática dos temas, a qual concebe o ensino de Filosofia por meio da experiência filosófica. A abordagem problemática dos temas, apresenta-se como a mais adequada para encaminhar os alunos para o aprender a pensar, a viver a experiência do pensamento pelo contato e análise dos conceitos já existentes e pela possibilidade de ressignificá-los ou de criar novos conceitos com o intuito de resolver problemas, situações ou ao menos oferecer novas perspectivas em relação aos mesmos, quer sejam de natureza individual ou coletiva.