Descrição
Tendo como suporte teórico os estudos de Jorn Rusen (2001, 2011, 2012), Isabel Barca (2011), Maria Auxiliadora Schmidt (2005) pretende-se neste artigo expor as analises que fizemos com o objetivo de investigar a forma de desenvolvimento do ensino de história, considerando a percepção, imaginação e memória dos sujeitos envolvidos na pesquisa, buscando compreender e perceber a utilidade da aula de História, bem como relacioná- la à vida prática de cada um. O presente trabalho se constitui em um estudo com alunos do ensino fundamental, anos finais, objetivando responder a uma questão fundamental dentro do ensino de história que é a relevância e a significância histórica nos conteúdos trabalhados pelos professores para a vida prática desses estudantes. Nesse sentido, analisaremos como a histórica local pode influenciar na formação de uma consciência pautada numa orientação temporal que sustente uma interpretação do seu cotidiano. Temos como hipótese que o trabalho do professor possibilita a produção de narrativas, as quais permitem verificar a constituição do pensamento e compreensão histórica dos estudantes, além disso, promove atividades que visam o domínio da temporalidade e do espaço. Dentro da perspectiva da pesquisa qualitativa, utilizou-se de questionários com alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental, com vistas à compreensão dos saberes, significados e intencionalidades do Ensino de História do ponto de vista dos estudantes.