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O ensino de línguas adicionais para alunos com dificuldades específicas de aprendizagem: desafios e possibilidades de engajamento||The teaching of additional languages to students with specific learning difficulties: challenges and possibilities of engagement
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Metadados
Descrição
This essay discusses the right of students with disabilities to modify their school syllabus and teaching methods according to their specific needs, as outlined in Brazilian Law No. 9394/96 and No. 13.146/2015. It presents challenges and possibilities of adapting lesson plans and materials for students with visual impairments, autism spectrum disorder, and dyslexia, using a socio-discursive interactionist (SDI) theoretical-methodological perspective in language teaching. For visually-impaired students, the use of tactile materials, audio resources, verbal descriptions, and assistive technology are suggested when working with genres, but this paper also highlights the difficulty of interpreting graphics, tables and other visual representations. For students with autism, studies have shown that using a didactic sequence can be effective for teaching different genres to students with autism while promoting integration in the classroom. For dyslexic students, it is paramount to focus on guiding students to communicate in practical and meaningful ways from a socio-discursive perspective. Overall, the essay suggests that teachers should tailor their lesson plans to the specific needs of each student with impairments, using a genre-based teaching perspective.||Este ensaio discute o direito dos alunos com deficiência de terem seus currículos escolares e métodos de ensino adaptados de acordo com suas necessidades específicas, conforme previsto nas Leis brasileiras nº 9.394/96 e nº 13.146/2015. Apresenta desafios e possibilidades de adaptação de planos de aula e materiais para alunos com deficiência visual, transtorno do espectro do autismo (TEA) e dislexia, utilizando a perspectiva teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (IDE) no ensino de línguas. Para alunos com deficiência visual, sugere-se o uso de materiais táteis, recursos de áudio, descrições verbais e tecnologia assistiva no trabalho com gêneros, mas este artigo também destaca a dificuldade de interpretação de gráficos, tabelas e outras representações visuais. Para alunos com TEA, estudos têm demonstrado que o uso de uma sequência didática pode ser eficaz para o ensino de diferentes gêneros aos alunos do espectro, ao mesmo tempo que promove a integração em sala de aula. Para os alunos disléxicos, é fundamental concentrar-se em orientar os alunos para que se comuniquem de forma prática e significativa a partir de uma perspectiva sócio-discursiva. No geral, o ensaio sugere que os professores devem adaptar os seus planos de aula às necessidades específicas de cada aluno com deficiência ou com dificuldades especiais de aprendizagem, utilizando uma abordagem de ensino baseada em gêneros.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Retorta, Miriam Sester | Tonelli, Juliana Reichert Assunção
Data
2 de dezembro de 2023
Formato
Identificador
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17042 | 10.30612/raido.v17i44.17042
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Raído; v. 17 n. 44 (2023): Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem; 63-82 | 1984-4018
Assuntos
Additional language | Students with impairments | Students with specific learning difficulties | Idiomas adicionales | Estudiantes con discapacidades | Additional languages | Students with disabilities | Students with specific learning difficulties | Socio-discursive interactionism
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | artículo revisado por pares | peer-reviewed article | artigo avaliado pelos pares