Descrição
This article aimed to analyze the discourse on old age based on four objects: (I) series of special reports on aging on Jornal Nacional (TV Globo, 2017); (II) report shown on the program Mais Você (TV Globo, 2016); (III) documentary series Muitos anos de vida (Alberto Renault, GNT, 2016) and (IV) documentary Envelhescência (Gabriel Martinez, 2015). Based on the premise of Guita Grin Debert that old age is a social construction and based on the studies on population aging and demographic transition in Brazil, we found that the discourse on aging in different media products is strongly linked to the attributes of youth, activity and the obligation of happiness, as a mark of contemporaneity.||O texto busca analisar o discurso sobre a velhice tomando quatro objetos: (I) série de reportagens especiais sobre o envelhecimento no Jornal Nacional (TV Globo, 2017); (II) reportagem exibida no programa Mais Você (TV Globo, 2016); (III) série documental Muitos anos de vida (Alberto Renault, GNT, 2016) e (IV) o documentário Envelhescência (Gabriel Martinez, 2015). Partindo da premissa de Guita Grin Debert (2006) de que a velhice é uma construção social, e com base nos estudos sobre envelhecimento da população e transição demográfica no Brasil, verificamos que o discurso sobre o envelhecimento em diferentes produtos midiáticos encontra-se bastante ligado a atributos da juventude, à atividade e à obrigação da felicidade, como marca da contemporaneidade.