Descrição
Este artigo analisa a tradução das políticas de inserção de tecnologias digitais nas salas de recursos multifuncionais em duas redes de ensino: Florianópolis – SC e Belford Roxo– RJ. Trata-se de um recorte da pesquisa, que dialoga com dois projetos “Escolarização de alunos com deficiência intelectual: políticas públicas, processos cognitivos e avaliação de aprendizagem” e “Tablets, computadores e laptops: análise sobre políticas e aspectos pedagógicos das novas tecnologias na escola”, financiados pelo OBEDUC/CAPES. Buscando compreender a ação da gestão na tradução destas políticas a partir do método de análise o Ciclo de Políticas Educacionais, para a investigação desenvolveu-se as seguintes ações: estudo sobre o ciclo de políticas e a Politica Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e seus desdobramentos em relação às tecnologias digitais, com uso de fontes bibliográficas e documentais; trabalho de campo realizando entrevistas e observações diretas; Sistematização dos dados, considerando as diferenças dos contextos locais estudados e observando a influência das variáveis locais na tradução daspolíticas. Entre outros aspectos, verificou-se que o método do ciclo de políticas permite interpretar a política no contexto local, a partir do que o configura, sem perder de vista o texto da política e as influências que a originaram.