Descrição
Este artigo se propõe a oferecer uma discussão acerca da forma pela qual as trilhas musicais das novelas expressam, nem sempre em absoluta consonância com as narrativas a que estão vinculadas, a questão da representação do negro na televisão brasileira. Com esse objetivo, buscamos realizar uma análise da relação entre as telenovelas produzidas pela Rede Globo de Televisão a partir década de 1960 com as trilhas musicais que as acompanharam, formadas inicialmente por canções compostas especialmente para essa finalidade e, posteriormente, por coletâneas musicais. Por essa via, esse texto se propõe a analisar a produção televisiva nos termos de suas transformações e de sua função identitária, apoiando-se nos estudos culturais e nas teorias do discurso, além dos campos do audiovisual em suas formas verbais, visuais e sonoras. ||This article aims to provide a discussion about the way the soundracks from Brazilian telenovelas express – not always in line with the narratives that they are related to – the representation of black people in Brazilian television. For this purpose, we analyzed the relationship between telenovelas produced by TV Globo from the 1960s and their soundtracks, constituted initially by songs composed especially for this purpose and later by musical compilations. Accordingly, this text aims to analyze the television production in terms of its transformations and its role identity, considering the cultural studies, the theories of discourse and the audiovisual field in its verbal, visual and sounding forms.