Descrição
Este artigo analisa ou descreve como a mídia, em especial o telejornal, compartilha dos elementos míticos e simbólicos presentes na coletividade, compreendendo que por trás de uma técnica utilitária está presente uma razão sensível que ultrapassa uma lógica positivista e cartesiana. Para tanto, o objeto de estudo foi a cobertura de uma greve de fome realizada pelo Bispo Flávio Cáppio, no ano de 2007, contra a transposição das águas do rio São Francisco. São analisadas a narrativa e as imagens de duas reportagens sobre a transposição do “Velho Chico”, a fim de verificar o diálogo presente no processo de midiatização e a construção dessas imagens símbolos. A análise foi fundamentada na teoria do imaginário de Gibert Durand (1988), o Imaginário Social proposto por Michel Maffesoli (2001) e a narrativa jornalística a partir das ideias de Motta (2006). Foi verificado que o protesto encabeçado pelo religioso despertou um sentimento que ultrapassa o discurso racional e técnico e produziu novas formas de perceber o real, estimulando diretamente o imaginário social da escassez e falta d’água, já presente tanto na literatura quanto nas produções cinematográficas, e que a cada ano ganha mais força com as políticas de preservação dos rios e mananciais.Palavras-chave: Imaginário. Telejornalismo. Midiatização. Transposição.||This article analyzes or describes how the media, especially television news, share the mythical and symbolic elements present in the collectivity, understanding that behind a utilitarian technique there is a sensible reason that goes beyond a positivist and Cartesian logic. For this purpose, the object of study was the journalistic coverage of a hunger strike by Bishop Flávio Cáppio in 2007 against the transposition of the waters of the São Francisco River.The narrative and the images of two reporters on the transposition of the “Velho Chico” are analyzed in order to verify the dialogue present in the process of mediatization and the construction of these symbolic images. The analysis was based on the theory of the imagination of Gibert Durand (1988), the Social Imaginary proposed by Michel Maffesoli (2001) and the journalistic narrative from the ideas of Motta (2006). It was found that the protest led by the religious aroused a feeling that goes beyond rational and technical discourse and produced new ways of perceiving the real, directly stimulating the social imaginary of scarcity and lack of water, already present in both literature and film productions, and that each year gets stronger with the policies of preservation of rivers and springs.Keywords: Imaginary. Telejournalism. Mediatization. Transposition.