Descrição
Este artigo apresenta breve levantamento histórico sobre o ensino de Espanhol no Amazonas, com o objetivo de analisar as contribuições do linguista aplicado para a arena glotopolítica no Estado, com foco para o contexto de São Gabriel da Cachoeira, município em que predomina a pluralidade étnica, sociolinguística e cultural. Para tanto, viajando metaforicamente pelas águas dos rios que traçam os cursos do ensino do idioma no Amazonas, baseamo-nos em aportes da Linguística Aplicada, em abordagem transgressora (FABRÍCIO, 2006; MOITA LOPES, 2006; PENNYCOOK, 2006), em consonância com aportes da Glotopolítica, em abordagem dialógica e democrática (GUESPIN e MARCELLESI, 1986; ARNOUX, 2011; LAGARES, 2018). Os resultados deste trabalho, agrupados em uma tabela ao final do texto, apontam para a relevância da ação glotopolítica do linguista aplicado, contribuindo com o processo de articulação política em prol da pluralidade e do ensino de Espanhol em São Gabriel da Cachoeira e, de maneira ampliada, no Amazonas.