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O livro didático Vamos juntos, profe! à luz da multimodalidade e da educação antirracista
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Metadados
Descrição
Although the National Common Curricular Base (BNCC) recommends the need to include education for ethnic-racial relations in basic education curricula, Silva and Silva (2021) found that the education for ethnic-racial relations proposed by the BNCC still does not seem duly articulated to offer an anti-racist education, limiting itself to transmitting content about Africa and Afro-Brazilians. Faced with this problem, this research intends to contribute to the promotion of anti-racist education in the academic context and in the school curriculum, through the analysis of the multimodal representations constructed by the textbook Vamos Juntos, Profe! (2020), aimed at high school students, in order to find out whether or not they contribute to the promotion of an anti-racist education. To this end, the theoretical-methodological framework will be the Multimodal Social Semiotics of Kress and van Leeuwen (2006 [1996]) with the categories of Visual Design Grammar, namely, representational, interactive and compositional meanings. Among the main results found, it is possible to highlight: a) the corpus analyzed favors black protagonism, especially youth and female; and b) the multimodal genres used in the textbook contribute to an anti-racist education.||Embora a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) recomende a necessidade de se contemplar a educação para as relações étnico-raciais nos currículos da educação básica, Silva e Silva (2021) constataram que a educação para relações étnico-raciais proposta pela BNCC ainda não parece devidamente articulada à oferta de uma educação antirracista, limitando-se apenas a transmitir conteúdos sobre a África e os afro-brasileiros. Diante desse problema, a presente pesquisa pretende contribuir para a promoção da educação antirracista no contexto acadêmico e no currículo escolar, por meio da análise das representações multimodais construídas pelo livro didático Vamos juntos, profe! (2020), voltado para alunos do Ensino Médio, a fim de descobrir se contribuem ou não para a promoção de uma educação antirracista. Para tal, o enquadre teórico-metodológico será o da Semiótica Social Multimodal de Kress e van Leeuwen (2006 [1996]) com as categorias da Gramática do Design Visual, quais sejam, os significados representacionais, interativos e composicionais. Dentre os principais resultados encontrados, é possível destacar: a) o corpus analisado favorece o protagonismo negro, sobretudo o juvenil e feminino; e b) os gêneros multimodais utilizados no livro didático contribuem para uma educação antirracista.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Silva, Chandra Marília Sampaio da | Carvalho, Flaviane Faria
Data
17 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/31357 | 10.48075/educare.v19i48.31357
Idioma
Direitos autorais
Fonte
Educere et Educare; v. 19 n. 48 (2024): Edição de Fluxo Contínuo 2024; 35-54 | 1981-4712 | 1809-5208
Assuntos
Multimodalidade; Educação Antirracista; Livro Didático
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion