Descrição
Atualmente, a onipresença das tecnologias digitais exige novas práticas tanto entre estudantes quanto entre professores. Nesse contexto, a formação dos professores não deve ignorar os novos processos sociais relacionados às tecnologias, devendo incorporar propostas formativas sobre o tema. Essa pesquisa é resultado das reflexões realizadas no âmbito do projeto de extensão "Edujornalismo para o Letramento Digital", da Universidade Regional de Blumenau. Esse projeto promove maior conscientização dos sujeitos da educação, tanto em relação à recepção quanto à produção de produtos jornalísticos e se desenvolve com a participação dos cursos de Jornalismo, História, Letras e Ciências da Computação e da comunidade escolar. Assim, o objetivo deste artigo é avaliar como esse projeto tem contribuído para a formação de futuros docentes da Educação Básica. Constatou-se que colaborou para que os envolvidos desenvolvessem novas aprendizagens, inclusive com impacto na sua atuação futura. Além disso, as atividades do projeto promoveram a aproximação entre docentes e estudantes de graduação ao ambiente escolar, questão fundamental para a formação dos futuros professores.