Descrição
Objetivou-se analisar a prática pedagógica destinada à produção de textos a fim de identificar as estratégias didáticas adotadas para o planejamento e a revisão da produção dos estudantes. Foram realizadas trinta e uma horas de observação da prática de professoras de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Verificou-se que nas atividades de planejamento as professoras propiciaram a leitura de diferentes textos e promoveram discussões sobre os conteúdos que seriam abordados nas produções. As atividades de revisão foram prevalentes após o término da primeira versão dos textos. Conclui-se que os encaminhamentos observados não possibilitaram aos estudantes relevante melhoria no desempenho em relação à coesão e à coerência nos textos produzidos e, principalmente, na gestão consciente dos elementos constitutivos dos diferentes gêneros textuais. Infere-se que o planejamento e a revisão são atividades metatextuais que contribuem para o desempenho na escrita e, portanto, são ações que precisam ser contempladas na prática pedagógica para um eficiente processo de ensino-aprendizagem da produção textual.