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O predador na cidade pela Nova Hollywood
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Metadados
Descrição
This article aims to analyze the way in which the real urban space of New York is presented in two key cinema works of the so-called New Hollywood: Operation The French Connection (1971), directed by William Friedkin, and Taxi Driver (1976), directed by Martin Scorsese. The purpose of this analysis is to understand how the American social malaise of the 1960s and 1970s (led by the Vietnam War, the struggle for Civil Rights, demographic changes and a reactionary counterattack) reverberated in the cinema of the period, especially through the incoherent male gaze of its protagonists and its relationship with New York City.||O presente artigo propõe analisar a maneira com a qual o espaço urbano real de Nova York é apresentado em duas obras chaves do cinema da chamada Nova Hollywood: Operação França (The French Connection, 1971), dirigida por William Friedkin, e Taxi Driver – motorista de táxi (Taxi Driver, 1976), dirigida por Martin Scorsese. O intuito de tal analise é compreender de que modo o mal-estar social norte-americano das décadas de 1960 e 1970 (encabeçada pela Guerra do Vietnã, luta pelos Direitos Civis, mudanças demográficas e um contra-ataque reacionário) reverberam no cinema do período, em especial pelo olhar masculino incoerente de seus protagonistas e em sua relação com a cidade de Nova York.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Biscaro, Matheus Pinto
Data
14 de outubro de 2022
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 Passagens
Fonte
Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 13 (2022): Passagens - fluxo contínuo; 1-21 | Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 13 (2022): Passagens - fluxo contínuo; 1-21 | 2179-9938
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares