Descrição
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar algumas experiências desenvolvidas nos Fóruns realizados pelo Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Federal de Alfenas, em Minas Gerais. Procurando o diálogo constante e a aproximação entre a Universidade e as escolas parceiras, os encontros envolveram estudantes bolsistas, professores supervisores e coordenadores de área, no sentido de analisar experiências vivenciadas ou observadas nas escolas à luz das teorias educativas e saberes escolares. No ano de 2016 foram abordadas questões relacionadas à indisciplina, à escrita e leitura, mas também ao papel político da educação. Em continuidade, neste ano de 2017, o Pibid/UNIFAL voltou-se para a discussão de uma Educação voltada para os Direitos Humanos, uma vez que os conflitos em torno de questões geracionais, raciais e de gênero emergem nas narrativas e observações de estudantes e professores na prática cotidiana escolar, notando-se a ausência do compromisso com essas temáticas em projetos escolares ou de licenciaturas. Palavras-chave: Pibid/UNIFAL-MG; Fóruns; Educação; Direitos Humanos