-
O Programa Mais Educação e a Crítica da Mídia: desafios e potencialidades||The Program “Mais Educação” and Media Critics: challenges and capabilities
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo é resultado de uma pesquisa sobre as oficinas de Jornal Escolar, do Programa Mais Educação do MEC, desenvolvidas na escola Dr. Augusto Simões Lopes, na cidade de Pelotas/RS. O programa oferece atividades em dez macrocampos, entre eles o de Comunicação e Uso de Mídias, no qual são desenvolvidos projetos de comunicação. O objetivo é estimular a leitura crítica dos meios pela apropriação, pelos alunos, das técnicas de produção, mobilizando o conceito de Educomunicação. Em nossa perspectiva, aquelas oficinas se configuram um sistema de interação social potencialmente crítico, recolocando o tema da crítica da mídia no âmbito da circulação numa sociedade em vias de midiatização, indo, assim, mais além da perspectiva da Leitura Crítica. A pesquisa buscou investigar esse processo e as potencialidades que dele emergem na relação entre Comunicação e Educação.||This paper is a result from a survey about School Newspapers workshops, from the program “Mais Educação” of Ministry of Education, developed in a public school in Pelotas (RS). The program offers activities in extra time in ten macrofields, including Communication and Media Usage. This macrofield involves communication projects to stimulate critical reading of media through the appropriation by students of production techniques, mobilizing the concept of Educommunication. The workshops would be interactional devices, potentially critical, that create a social interaction system about the media, placing the issue of Critical Reading of Communication in the framework of media circulation in a society with high media coverage. We sought to investigate this process and its potential in the relationship between Communication and Education.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Lemes, Eduarda Schneider | Fiegenbaum, Ricardo
Data
2 de maio de 2016
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/99237 | 10.11606/issn.2316-9125.v21i1p41-49
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 Comunicação & Educação
Fonte
Comunicação & Educação; v. 21 n. 1 (2016): A formação de professores e os desafios da comunicação; 41-49 | Comunicação & Educação; Vol. 21 Núm. 1 (2016): A formação de professores e os desafios da comunicação; 41-49 | Comunicação & Educação; Vol. 21 No. 1 (2016): A formação de professores e os desafios da comunicação; 41-49 | 2316-9125 | 0104-6829
Assuntos
sistema de interação social | educomunicação | leitura crítica | Mais Educação | jornal escolar | Comunicação/Educação | Jornal e Educação | Jornalismo | Leitura Crítica
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion