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O puro e o impuro no universo das concepções musicais de bandas de rock independente de Florianópolis (SC)
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Metadados
Descrição
Based on ethnography made in Florianópolis (SC, Brazil), this paper discusses the artistic conceptions of independent rock musicians and their relationship with record industry and the values of work world. Emerges from these relationships a dichotomy between"pure" and"impure", where purity points to musicians' inventiveness, spontaneity and authenticity, central values to rock, whereas"impurity" refers to financial necessities restrictions to their creative freedom and to musical impregnation by commercialization. This dichotomy is focused as related to Adorno's analyses of cultural industry and some critical views concerning these analyses are presented. The rock relationship with record industry technology is considered something that shapes rock as a musical genre. || Partindo de uma etnografia do rock independente da cidade de Florianópolis (SC), este artigo trata das concepções artísticas e das relações com a indústria fonográfica e com o mundo do trabalho dos músicos que constituem esse universo. Emerge dessas relações uma dicotomia entre o"puro" e o"impuro", em que a"pureza" aponta para a inventividade, a espontaneidade e a autenticidade do músico, valores centrais no rock, enquanto a"impureza" refere-se às restrições que as necessidades financeiras imprimem à sua liberdade criativa e à impregnação da música pela comercialização. Relaciono a elaboração dessa dicotomia às análises adornianas sobre indústria cultural. Em seguida, apresentando algumas visões críticas quanto a essas análises, busco perceber a relação do rock com a tecnologia da indústria fonográfica como algo constituinte do gênero.
ISSN
1678-9857
Periódico
Autor
Jacques, Tatyana de Alencar
Data
1 de dezembro de 2007
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/27278 | 10.1590/S0034-77012007000200009
Idioma
Fonte
Revista de Antropologia; v. 50 n. 2 (2007); 785-810 | Revista de Antropologia; Vol. 50 No. 2 (2007); 785-810 | Revista de Antropologia; Vol. 50 Núm. 2 (2007); 785-810 | Revista de Antropologia; Vol. 50 No 2 (2007); 785-810 | 1678-9857 | 0034-7701
Assuntos
rock independente | concepções musicais | indústria fonográfica | tecnologia | independent rock | musical conceptions | record industry | technology
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion