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O que as narrativas das professoras da École Maternalle nos dizem sobre o ensino da língua materna
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Metadados
Descrição
The present article brings a clipping of the data analyzed in a Master's research in which the objective was to analyze what the French teachers prioritized in relation to the teaching of the mother tongue with four-year-old children. The contact with a École Maternalle, in Paris/France motivated the interest in carrying out research in that territory to understand better how language teaching occurs in this context. That way, this text has the following specific objectives: 1) to identify the teachers' conceptions of language teaching and 2) to seek evidence of how the deponents understand the concept of language, based on their narratives. Based on the enunciative-discursive perspective, on authors who discuss language and teaching, as well as on the considerations of New Studies, narrative interviews were conducted with two teachers who teach at two public schools located in Paris. The dialogical-discursive analysis carried out highlights the teachers' view of language teaching - notably, speaking and writing French correctly, so that all children - whether French or immigrants - can be inserted in the social context.||O presente artigo traz um recorte dos dados analisados em uma pesquisa de Mestrado em que se objetivou analisar o que as professoras francesas priorizavam em relação ao ensino da língua materna com crianças de quatro anos. O contato com uma escola de Educação Infantil francesa motivou o interesse em realizar uma pesquisa nesse território para entender melhor como o ensino da língua ocorre nesse contexto. Assim, esse texto tem como objetivos específicos: 1) identificar as concepções de ensino da língua das professoras e 2) buscar indícios de como as depoentes compreendem o conceito de língua, a partir de suas narrativas. Pautando-nos na perspectiva enunciativo-discursiva, em autores que discutem sobre linguagem e ensino, bem como nas considerações dos Novos Estudos, foram realizadas entrevistas narrativas com duas professoras que lecionam em duas escolas públicas localizadas em Paris. A análise dialógico-discursiva realizada evidencia o olhar das docentes para o ensino da língua – notadamente, o falar e o escrever corretamente o idioma francês, para que assim, todas as crianças – sejam elas francesas ou imigrantes - possam ser inseridas no contexto social.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Reis, Fabiana Aparecida dos | Moretto, Milena
Data
7 de janeiro de 2024
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
Fonte
Revista Diálogos; v. 11 n. 3 (2023): Intercâmbio de Pesquisas - Grupos Bakhtinianos: trocas dialógicas; 242-264 | 2319-0825
Assuntos
École Maternalle; Entrevista narrativa; Ensino; Língua materna; Contexto social
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion