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O saber-fazer na maestria artesanal: análise dos mestres ceramistas da Bahia
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Metadados
Descrição
Quem são os mestres dos saberes e fazeres tradicionais e populares? Quais as competências que lhes credenciam tal reconhecimento? Quais os atores responsáveis por eleger e legitimar os mestres em seu contexto? A partir de uma análise de três mestres ceramistas da Bahia, esse estudo adentra o universo acima problematizado tendo alguns especialistas responsáveis pelas políticas de reconhecimento dos mestres tradicionais e da cultura popular no Brasil como principal fonte de informação. A base metodológica para organização do conhecimento se pauta em entrevistas abertas e análise de documentos institucionais que trazem os mestres em estudo na baila da reflexão. Tais especialistas entrevistados possuem intensa relação e convívio com os mestres em análise e seus contextos comunitários, cumprindo aqui também o papel de mediadores das relações entre os pares, estabelecidas in loco. Buscando compreender o que distingue ou como alguns personagens da cultura tradicional e popular se tornam mestres, são aqui elucidados saberes e fazeres distintivos nas suas práticas, nas relações comunitárias e com os membros externos. Além de saberes e fazeres, manifesta-se no estudo o “ser”, alquimia do processo que faz diferença fundamental na maestria artesanal. Iniciamos o artigo com uma contraposição entre o pensar e o agir, numa perspectiva teórica. Em seu desenvolvimento, são apresentadas competências para a maestria numa reflexão de alguns saberes sistematizados a partir das informações coletadas. Depois, segue-se uma análise da tríade “saber–fazer–ser” na maestria.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Nascimento, Luísa Mahin Araújo Lima do
Data
23 de fevereiro de 2017
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Luísa Mahin Araújo Lima do Nascimento
Fonte
Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social; Vol. 2 No. 2 (2015): Equatorial; 43-70 | Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social; Vol. 2 Núm. 2 (2015): Equatorial; 43-70 | Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social; v. 2 n. 2 (2015): Equatorial; 43-70 | 2446-5674
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion